sábado, 10 de agosto de 2013

Andou à roda


Aproxima-se mais uma época futebolística, e apesar dos principais campeonatos europeus estarem parados há dois meses, têm-se realizado desde Julho as pré-eliminatórias das duas competições europeias de clubes, organizadas pela UEFA. Depois da triagem que apurou os melhores desta fase, realizaram-se ontem os sorteios do "play-off" da Liga dos Campeões e da Liga Europa, envolvendo três equipas portuguesas.

Na Liga dos Campeões está pela primeira vez o P. Ferreira, que obteve um sensacional terceiro lugar na Liga Sagres da época transacta. Os pacenses discutem com os russos do Zenit S. Petersburgo o direito de se juntarem ao FC Porto e ao Benfica na fase de grupos da Liga Milionária. Milionários são os russos que visitam a capital do móvel dia 20 de Agosto, com a segunda mão a jogar-se oito dias depois na Rússia, e a equipa onde pontificam os nossos conhecidos Hulk, Witsel e Danny é amplamente favorita. Mas o P. Ferreira vai certamente bater o pé a este Zenit, vice-campeão e actual líder do seu campeonato, e dos adversários possíveis este nem é o mais complicado em termos teóricos. Sem estatuto de cabeça-de-série, a equipa portuguesa poderia encontrar, além do Zenit, os ingleses do Arsenal, os italianos do AC Milão, os alemães do Schalke 04 e os franceses do Lyon. Mesmo que não consiga a passagem à fase de grupos, o que seria histórico, o P. Ferreira já garantiu pelo menos um lugar nessa mesma fase da Liga Europa.

Na Liga Europa já entrou em acção uma equipa portuguesa, o Estoril. A equipa da linha discutiu com os israelitas do Hapoel Ramat-Gan, vencedor da taça do seu país. Depois de um empate a zero em casa, a equipa de Marco Silva foi a Israel vencer pela margem minima, e aproveitou o deslize de oito equipas classificadas à sua frente no ranking da UEFA para adquirir o estatuto de cabeça-de-série. Apesar dos "canarinhos" serem estreantes nas lides europeias, beneficiaram da classificação de Portugal na tabela de países, e o somatório permitiu-lhes juntarem-se ao Braga no pote das equipas mais credenciadas. Assim a saga europeia do Estoril continua agora nos "play-off", e o último obstáculo antes da fase de grupos é a equipa austríaca do FC Pasching, teoricamente acessível aos estorilistas. O Braga, por seu turno, terá pela frente os romenos do Pandurii Târgu Jiu, uma equipa com menos pergaminhos que os minhotos, que são claramente favoritos. Os jogos realizam-se a 22 e 29 de Agosto, e caso Estoril e Braga sigma em frente, juntam-se a V. Guimarães na fase de grupos.

Sem comentários: