sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nigerianos furiosos



o filme sul-africano de ficção científica "District 9", que foi nº 1 no "box office" do Reino Unido e top-10 na América do Norte está a causar polémica na Nigéria. Neste filme os nigerianos são retratados como criminosos, canibais, chulos e prostitutas, ainda por cima liderados pelo temível Obasanjo, que por acaso é também o nome do penúltimo presidente da Nigéria. "Em todos os países temos prostitutas e criminosos, mas a maioria não tem canibais. Nós não temops canibais neste país", disse Dora Akunyili, ministra da informação, enquanto roía as unhas do vizinho do lado. Entretanto a Sony também irou os nigerianos. Num dos anúncios da mega-companhia japonesa, vê-se um cliente a perguntar o preço de uma consola de jogos, com o anúncio a começar com um "Acredita em tudo o que lê na internet? Se fosse assim, já era um milionário nigeriano", numa referência aos e-mails fraudulentos mandados alegadamanete por bancos daquele país africano, onde se tenta iludir a vítima de que ganhou uma herança e precisa de fornecer todos os seus dados bancários. A isto Akunyili respondeu: "Sabem o que não vemos nos jogos da Sony? Criminosos japoneses. No Japão não existem criminosos", ironizou. O Governo nigeriano iniciou em Março uma campanha de charme, sob o slogan "Bom país, boa gente", numa tentativa de melhorar a sua imagem no exterior.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se têm tal imagem, deviam era tentar perceber o porquê...

Anónimo disse...

Estes pretos tem é complexo de inferioridade se tem má fama não é por acaso,ja os japoneses são os tipos mais avançados do mundo

José Reis disse...

Boa tarde aos administradores e seguidores deste fórum/blogue, como o preferirem chamar. Peço encarecidamente, agradecendo desde já, que se o objectivo dos comentários de alguns leitores seja afim de ferir susceptibilidades, magoar ou simplesmente 'divagar', não se dêem ao trabalho de comentar. Comentários ou observações racistas, xenófobas ou discriminatórias são perfeitamente dispensáveis e se assim fosse, sairíamos todos a vencer. Abraço, e passem bem.
P.S. Criminosos há em todo o lado, e Portugal e os Portugueses, podem no máximo queixarem-se da nova geração de crianças que envergonham um país, uma raça, um continente que aqui habita recentemente, porque a 'velha guarda' e os negros habitantes em África, tiveram e têm outras preocupações, como por exemplo a fuga ás guerras (exploração!) e a sobrevivência!
Já se esqueceram da invasão e da tentativa de colonização aos chamados "P.A.L.O.P.'s". Queria ver muitos de vós a trabalhar dia e noite por vinte e cinco cêntimos, provavelmente julgariam melhor nem sair da cama, mas nem isso muitos deles têm! Aprendam a colocarem-se no lugar dos outros e só depois façam juízos de valor, se o vosso estatuto assim o permitir. Assinem também os vossos comentários em vez de preferirem o anonimato, sendo civilizados não há porque temer ou recear a nossa identidade, não querendo com isto dizer que possam vir a ser vítimas de represálias, jamais.
Abraço e passem bem, saudações angolanas.