quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Paraíso Tropical em cinco minutos


A TDM exibe de segunda a sexta a telenovela “Paraíso Tropical”, uma produção da super-conceituada Globo TV. A novela, realizada por Denis Carvalho (Selva de Pedra, Vale Tudo, Fera Ferida) e José Luiz Villamarim (O Rei do Gado, Torre de Babel), foi nomeada para um Emmy (?) em 2008 na categoria de “telenovela”, e vários actores venceram o prémio “Contigo”. A novela tem 179 episódios, e nenhum dos actores apareceu em todos.

O elenco é de luxo. Alessandra Negrini faz o papel de Paula e Taís, duas irmãs gémeas (claro…) separadas à nascença, que se encontram na idade adulta no cosmopolita Rio de Janeiro. Paula e Taís confirmam a teoria de que entre gémeos existe um bom e outro demoníaco: Paula é dócil, meiga e boa, Taís é uma personagem sinistra, sem escrúpulos, que seria capaz de vender a própria mãe para alcançar os seus objectivos.

Paula enamora-se e casa com um executivo de sucesso, Daniel Bastos (Fábio Assunção, durante um período que combatia problemas relacionados com o consumo de estupefacientes), um humilde filho de caseiro que não quer mais que ser feliz e prosseguir uma carreira de sucesso na empresa de Antenor Cavalcanti (Tony Ramos, o brasileiro mais cabeludo do mundo).

Antenor é um homem frio, calculista, amargurado pela morte do seu único filho e pelo divórcio com a sua mulher de 30 anos de casamento, Ana Luísa (Renée de Vialmond). Daniel conta com uma nemesis, Olavo (Wagner Moura, conhecido pelo seu desempenho em “Tropa de Elite”), um homem diabólico que não olha a meios para atingir os fins. Olavo tem um irmão, Ivan (Bruno Gagliasso), um playboy sem educação e com tendências criminosas. Olavo e Ivan são filhos de Marion (Vera Holtz), uma organizadora de eventos que se move com facilidade na alta-roda carioca.

Olavo nunca perdoou o facto de seu tio Antenor preferir o filho do caseiro para seu braço direito, e faz tudo para destruir Daniel. Taís quer enriquecer sem precisar de trabalhar, e para tal consegue enganar meio mundo. A certa altura pensa ter morto a irmã no dia do seu casamento e toma o lugar dela. Escusado sera dizer que a certo ponto Taís e Olavo aliam-se para destruír Daniel e cair nas boas graças de Antenor.

Olavo, a quem Wagner Moura dá uma vida muito própria graças a uma representação exemplar, ama Bebel (Camila Pitanga), uma prostituta que conheceu através do seu cúmplice Jáder (Chico Díaz), um chulo “à antiga”. Mas Olavo precisa de casar com Alice (Guilhermina Guinle), filha de Lutero (Edwin Luisi), personagem chave dos planos de Olavo para ganhar a confiança de Antenor. A química entre Olavo e Bebel chega a ser um dos momentos altos da novela, e que lhes value mesmo um dos tais pémios “Contigo” como melhor casal para Melhor Par Romântico.

A novela conta com vários actors veteranos em papéis secundários: Reginaldo Faria, Débora Duarte, Hugo Carvana, Yoná Magalhães (em grande forma aos 72 anos), Isabela Garcia, Daisy Lúcidi, Beth Goulart e até Glória Pires no papel de Lúcia, segunda mulher de Antenor e mãe de Mateus, interpretado por Gustavo Leão, uma das grandes revelações da TV brasileira. Conta ainda em alguns episódios com Rogéria, um célèbre transformista brasileiro, no papel de Carolina…um travesti, claro.

“Paraíso Tropical” tem como pano de fundo a idílica Copacabana, é uma novela bem escrita, bem interpretada, com momentos de humor e uma intriga interessante. O horário é que podia ser repensado em futuras telenovelas. Dois blocos informativos de seguida (Telejornal daa TDM e Jornal da Tarde da RTPi) tornam-se um pouco enjoativos, e logo a seguir vem o TDM News. A telenovela sempre desenjoava um bocadinho. Nota final para a tradução imaculada para ingles de Raquel Bragança, do departamento de tratamento de programas. Como é possível traduzir gíria como “cueca manêra”?

9 comentários:

Anónimo disse...

A vida em Macau é tão interessante que dou por mim a ver esta novela...

Anónimo disse...

HAHAHAHAHHA

Será por isso que as novelas têm tanta audiência em Portugal?

Anónimo disse...

Antigamente tinham grande audiência de facto. Mas isso agora já não se verifica

Anónimo disse...

Da mesma forma que o futebol é o centro das atenções!!!

VICI disse...

Nao costumo ver a novela, mas tenho uma grande consideracao por varios dos actores/actrizes que elencou. E muito recentemente pelo tal Wagner Moura, que teve uma interpretacao notavel em "Tropa de Elite". Abraco.

Anónimo disse...

Sempre é melhor ver esta telenovela, com excelentes actores e não menos boas produção e realização, do que ver o miserável lixo telenovelístico português que nos chega da TVI.

Anónimo disse...

Em Portugal o nível é muito superior, com bandas sonoras cantadas pelo Toy, por exemplo.

Anónimo disse...

porque que tem que falar sempre mal do toy???Ja agora diga o nome de bom cantor em portugal???quantas as telenovelas,so ve quem quer,é como o futebol,22 malucos a correrem atras de uma bola e depois as pessoas a discutirem futebol como malucos,olha façam sexo que é mais interessante

Onanismo Tropical disse...

Ó Anónima, eu fazia sexo como aconselha, mas como as mulheres que me têm aparecido à frente não me têm convencido, tenho-me dedicado a práticas onanistas enquanto vejo a Taís, a Bebel ou a secretária do Daniel, entre outras boazonas que por lá aparecem.