quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A favor da Comissão


A Comissão Eleitoral está a ser atacada em todas as frentes, mas deixem-me que vos diga: estou com ela. Assim é que deve ser, nunca dar o dito por não dito, tal é a ferocidade da luta política cá no burgo. Nem sei como foi possível especular sobre uma “dança das listas” entre os kai-fong ou Angela Leong, e Melinda Chan. Como era possível saber em quem os votos nulos eram? Além disso, quem tem um quadrado tão grande ali ao lado do nome da lista, e ainda vai espetar o carimbo noutro sítio, não merece votar. Nulos são nulos, e portanto deitam-se fora. Quando ouvi falar de “recontagem de votos nulos”, pensei na lista 9 do Activismo para a Democracia. Só imaginava os seus eleitores a fazer desenhos no boletim com o carimbo, ou trazer secretamente um lápis para escrever obscenidades. Mas não, os votos nulos ressuscitados foram até irmamente distribuídos. Não alteram nada. Ufa! É quem nem eu gostava de imaginar uma guerrazinha entre os moradores e David Chow, “mogul” da Doca dos Pescadores e edifício Landmark. Até cheguei a pensar que Angela Leong ia ser a mais recompensada, já que vi no televisor que um dos boletins analisados tinha o carimbo em cima do girassol (eu sei, esta frase parece meio estranha). Mas não, correu tudo normalmente. E queriam os resultados oficiais, não queriam? Então eles aí estão. Vivessem no Afeganistão, Turcomenistão ou outra coisa qualquer acabada em “ão” (menos Japão) tinham que esperar um mês! E ainda havia tiros nas ruas. Mas está de parabéns a comissão, e não tanto os “animais politicos” do território, que rosnam à ideia absurda de recontar votos nulos. E a propósito, a inovação do voto por carimbo não era para isso mesmo? Para combater os votos nulos?

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Caro Leocardo,
Que comentário obsceno!
Um carimbo em cima do girassol?
E aqule "girassol" em me parece flor de cheiro....
Um abraço,
Pedro Coimbra

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado amigo Leocardo,

A Comissâo de Eleições fez um esforço titânico, ao dar as conhecer, através dos meios de comunicaçáo social, nomeadamente através dos canais de televisáo da TDM, o quais eram bem informativos e esclarecedores sobre a forma de votar.

Mas parece que alguém ou não entendeu, ou foi mal informado pelos agricultores dos girassois, pois colocando o V em cima dele assim nâo falaria o voto e seria a 100% certo rsrsrs.

Eu não votei pela simples razão de me encontrar em Bangkok.

Mas será para dizer que em Macau se conbate a fraude às eleições, evitando ao máximo que os votantes recebam dinheiro para votar.
Porém para as eleições que se realizarão dia 27 em Portugal, os eleitores de Macau, se desejarem votar, terão que pagar o envio do seu voto, através dos CTT, a diferente entre o Oriente e o Ocidente é abismal, mas é assim já, bem à portuguesa!...

Um abraço amigo

Anónimo disse...

António Cambeta, é verdade que o voto por correspondência para as eleições portuguesas não tem porte pago? Quem o envia tem de pagar os portes? Se for verdade, isso sim é, literalmente, comprar votos...