sábado, 19 de setembro de 2009

Resultados da sondagem


Terminou a sondagem Eurotest/Bairro do Oriente (bem, sem a Eurotest, mas pronto). O grande vencedor da pergunta "Qual das duas listas pensa servir melhor os interesses da comunidade portuguesa em Macau?" foi a lista Voz Plural - Gentes de Macau, de Casimiro Pinto, com 84 votos contra 42 - o dobro. Uma tendência que não se deve confirmar amanhã nas urnas, uma vez que Coutinho será eleito com quase 100% de certeza, enquanto Casimiro Pinto deverá ficar longe de garantir um assento na AL.

Na questão sobre a estratégia eleitoral do Novo Macau Democrático (NMD) em desdobrar-se em duas listas, a maioria dos leitores do Bairro do Oriente acha que não vai resultar. Dezanove leitores acham que o NMD vai-se afundar nas urnas, e perder um deputado, enquanto 22 acham que vão manter os dois lugares no hemiciclo. Isto vale por dizer que 61% dos participantes da sondagem não acreditam que a divisão em duas listas vá ajudar Ng Kwok Cheong e Au Kam San. Apenas 6 leitores (9%) acha que o NMD vai por aí fora e ganha os quatro lugares pensados pela estratégia.

Quanto às senhoras, Melinda Chan ganha maioria absoluta. A candidata da lista 5 é a mais bem colocada para ganhar um lugar na AL de acordo com 37 dos 71 votantes, conseguindo 52%. Agnes Lam ficou em segundo lugar com 22 votos, e Rita Santos em terceiro com apenas 12 votos. Amanhão confirmamos estes indicadores e outros na noite eleitoral que será seguida com atenção no Bairro do Oriente.

3 comentários:

Prof. MacauMartelo disse...

Claro que isto das sondagens depende sempre de como a pergunta é feita. Se perguntasse em quem é que a comunidade portuguesa ia votar, quase toda a gente teria dito que no Coutinho (e eu percebo, é o chamado voto útil). Mas é bom saber que a maioria da comunidade bairrorientalista acha que a VPGM serviria os interesses da comunidade portuguesa. E não é porque ache que é uma lista étnica, acho apenas que é a única lista verdadeiramente multicultural, preocupada não só com os chineses, nem só com os chineses e os portugueses, mas com rigorosamente toda a gente. E se não fosse a discriminação que existe contra os filipinos, impedindo-os de ser residentes, a VPGM ainda ia dar muito que falar. Mas acho que os chineses já perceberam que essa discriminação dá jeito, sobretudo quando se trata de eleições.

Anónimo disse...

Se pudessem votar, os filipinos faziam uma lista só deles. Não precisavam da Voz Plural para nada. Nem para cantar, que eles cantam melhor do que o Miro.

Anónimo disse...

Interessante será hoje ver se a VPGM consegue mais de 1500 votos e a quantos vai ficar o Coutinho de eleger a Rita Santos...