sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mulheres de armas


A terceira pergunta do pequeno inquérito que conduzi durante esta semana no blogue prende-se com a importância das mulheres na política. Cotas à parte, estamos bem representados, ora durante os últimos 20 anos em que foram duas senhoras que presidiram à AL, ora no números de sras. deputadas que se sentaram no hemiciclo. Este ano há três que querem entrar pela primeira vez, e outra que se recandidata. Vamos analisá-las.


Rita Santos é a versão eleitoral da 50 ft woman. Está em toda a parte, e como demonstra a imagem, agiganta-se para ajudar os mais pequeninos. Achei particularmente engraçado ter visto a Rita em campanha, a dizer que as pessoas falam com ela, que lhe dizem que a conhecem, e admiram a sua coragem e etc. Também muita gente que me diz o mesmo, apesar de ninguém me conhecer. A gente ouve aquilo que quer ouvir, não é?


Melinda Chan é uma jóia de pessoa. Na imagem mais baixa que o seu marido David Chow, graças às maravilhas da tecnologia, a senhora sabe falar, sabe comportar-se, é uma doçura. Não sei se vai capitalizar nos votos obtidos pela lista apoiada pela CODEM há quatro anos, mas tenho a certeza que cativou muitos novos eleitores.


Agnes Lam, que vi hoje em pessoa, não tem mais que um metro e meio. Na verdade acho que estou a exagerar. Se for eleita, vai ser preciso colocar uma cadeira mais alta na AL. Ainda não ouvi ninguém dizer que acha que Agnes Lam vai ser eleita, mas gostava que fosse. Era um verdadeiro teste à autenticidade da grande comunicadora que é. Será que iamos ter os direitos dos animais finalmente defendindos no hemiciclo? Infelizmente, os animais não votam. Alguns, quer dizer.


Finalmente Angela Leong. Sei quem é: é a senhora dos casinos. Foi eleita há quatro anos e quer agora juntar o seu nº 2. É a quarta mulher de Stanley Ho. É a proprietária de algumas famosas casas de petisco, como o Angela Café no New Yahoan, e aquela coisa de comida “portuguesa” junto do Jardim da Amizade. Só que infelizmente não sei o que pensa. No sei quais as suas ideias, até que para tal prescindiu to tempo de antena em português no canal 1 da TDM. O seu programa não vi; só vi balõezinhos giros em forma de girassol. É realmente uma pena.

Sem comentários: