segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Polanski foi preso


O realizador Roman Polanski, vencedor do óscar da Academia de Hollywood pelo filme O Pianista, foi hoje (ontem) detido no aeroporto de Zurique pelas autoridades locais.

O realizador foi interpelado pela polícia de fronteiras quando se deslocou à Suiça para receber um prémio atribuido pelo festival de cinema organizado pela cidade.

Roman Polanski tem vivido em França depois de, em 1978, ter abandonado ilegalmente os Estados Unidos num momento em que as suas acções eram investigadas pela polícia de Los Angeles. A Suiça mantem acordos com os Estados Unidos em matérias ligadas ao repatriamento de indivíduos suspeitos em processos crime.

Roman Polanski, de origem judaica e hoje com 76 anos, nasceu em França mas foi com os pais para a Polónia pouco antes do início da segunda guerra mundial. Sobreviveu aos motins no gueto de Cracóvia e à perseguição nazi quando ainda era criança, embora a mãe tivesse sido presa e, posteriormente, viesse a falecer no campo de extermínio de Auschwitz.

Há mais de 30 anos que o cineasta anda fugido às forças de segurança da cidade de Los Angeles, uma das mais duras e militarizadas do país. O seu processo é longo e resultou de um caso de sexo que terá tido lugar em 1977, quando Polanski beneficiava dos favores de Hollywood após a realização de dois clássicos do cinema - A Semente do Diabo, de 1968, e Chinatown, em 1974.

De acordo com documentos da época o realizador teria forçado uma menor de 13 anos a manter relações sexuais com ele após ingestão de bebidas alcoolicas e medicamentos. O contacto íntimo aconteceu na piscina da residência que o actor Jack Nicholson ainda mantem nas colinas de Hollywood, em Mulholland Drive.

A fuga de Polanski para a Europa tem sido, por uns, vista como o último recurso do realizador num processo judicial que se tinha tornado demasiado incoerente, corrupto e sujeito a pressões morais externas; e, por outros, como um acto criminoso na vida de um realizador dotadíssmo que insitia em obedecer apenas às suas próprias normas de conduta.

A menor envolvida no processo legal referiu há bastante tempo que não está interessada em que Polanski seja recambiado e encarcerado, preferindo que o assunto seja remetido para o esquecimento público. Mas ao longo deste últimos 30 anos a polícia de LA sempre encarou a fuga de Polanski para a Europa como um caso que ficara por resolver.

Roman Polanski, que recebeu finalmente o óscar de melhor realizador em 2002, encontra-se casado com a actriz francesa Emmanuelle Seigner, a sua primeira relação duradoura depois de ter fugido dos Estados Unidos para procurar refúgio em França. O realizador esteve casado durante um ano com a actriz Sharon Tate, vítima dos simpatizantes de Charles Manson quando se encontrava no oitavo mês de gravidez.

In Expresso

2 comentários:

O Pianista disse...

Deve ser por isso que a polícia de LA deixa passar tanta coisa em claro: anda demasiado ocupada com Polanski. É assim a América.

Anónimo disse...

O Messias trata disto e leva-o a beber umas lambretas à Casa Branca.