domingo, 20 de setembro de 2009

Dia de eleições


É hoje dia de eleições, que fica marcado pelo intenso calor que se faz sentir no território, com as temperaturas a atingirem os 34º C. Uma boa razão para ficar em casa, caso a mesa de voto se situe a uma distância considerável. No entanto, e até ao meio-dia, perto de 50 mil eleitores já tinham exercido o seu direito de voto, e prevê-se que estas sejam mesmo as eleições mais concorridas de sempre.

Fui votar perto do meio-dia no Instituto Salesiano, e não fiquei na fila. Quando cheguei à mesa de voto entreguei o cartão de residente, e nessa altura houve uma avaria no sistema informático, sanada depois de 15 minutos. Os elementos que trabalhavam na mesa explicaram o problema com simpatia, na presença do director dos SAFP, José Chu, e do presidente da Comissão Eleitoral, Vasco Fong. Um dos eleitores que aguardava o reboot do sistema usou o telemóvel, o que não é permitido. Aí explicou que precisava de ir para Hong Kong, e que estava a avisar a família. Os elementos da mesa eleitoral preparavam o almoço, que já passava das 12 horas.

De seguida foi-me entregue o boletim de voto, que era bastante comprido. Existiam oito cabines de voto, incluíndo uma para deficientes motores, e um carimbo preso por um cordel em cada uma. Carimbei a minha lista preferida, e deixem-me dizer que ficou muito bonito; até parece que o sinal de visto ficou imprimido no boletim. Depois de exercer o meu direito de voto, deparei com alguns jornalistas à saída, que provavelmente não se aperceberam do erro no sistema. No Especial Informação da TDM às 12:30 não se fez qualquer menção, e até se disse que "em toda a parte a votação decorre normalmente".

O que mais estranhei de tudo isto é a aglomeração de pessoas que se verifica à saída dos locais de votação. O que está aquela gente toda ali a fazer? Querem ver chapada? Detenções? Ou estão apenas à espera de algum brinde? Com tanta polícia ali perto, não sei porque não foi dada ordem para dispersar, e circular. Tenho a certeza que não eram agentes do CCAC à paisana, que esses são facilmente identificávei pelos auriculares e pela cara de caso. As urnas fecham às 21 horas, e esperam-se os primeiros resultados a partir das 23. A TDM vai lavr a cabo um programa especial.

Sem comentários: