sábado, 7 de setembro de 2013

Ronaldo herói em Belfast


Portugal bateu ontem a Irlanda do Norte em Belfast por 4-2 em jogo a contar para o Grupo F da zona europeia de qualificação para o mundial de 2014 no Brasil. Mais uma vitória sofrida, com a selecção a demonstrar muitas carências que precisam de ser colmatadas caso tenha ambições de chegar longe no mundial do próximo ano. O jogo, o último a ser disputado no Windsor Park em Belfast, foi muito disputado, rijo, com três expulsões, duas para os irlandeses e uma para os portugueses.

A equipa de Pualo Bento entrou bem, e adiantou-se no marcador por Bruno Alves aos 21 minutos. O central do Zenit subiu até ao último reduto do adversário mais uma vez com grande eficácia, e aproveitou um mau alívio da defesa local para rematar da entrada da área para o fundo das redes de Roy Carroll. Os irlandeses reagiram, e chegavam ao empate aos 36 minutos por Gareth McAuley, que se "intrometeu" por entre a displicente defesa lusa na marcação de um canto. Portugal ficaria reduzido a dez unidades aos 43 minutos, quando Hélder Postiga viu o cartão vermelho directo por alegada agressão a McAuley. Excesso de zelo da parte do árbitro holandês Dany Makkelie, pois Postiga apenas encostou a testa no rosto do defesa irlandês, que diga-se de passagem é bem mais alto que o avançado português do Valência.

Veio o segundo tempo e Portugal sofreria o egundo golo aos 52 minutos, novamente na marcação de um canto, com Jamie Ward a ser o ultimo a tocar na bola para o fundo da baliza de Rui Patrício. O avançado do Derby County parece estar em posição irregular, mas a defesa portuguesa volta a mostrar mais uma vez que "treme" nas bolas paradas, e é desorganizada a defender nos lances por alto. Em desvantagem pela primeia vez, Paulo Bento lança Nani para o lugar de Raúl Meireles aos 55 minutos, e dez minutos depois Nélson Oliveira para o lugar de Vieirinha, numa altura em que as duas equipas se encontravam em igualdade numéerica, devido a expulsão de Chris Brunt por acumulação de amarelos.

Mas seria C. Ronaldo a resolver, apontando um "hat-trick" em apenas 22 minutos: aos 68, 77 e 83 minutos. Os dois primeiros de cabeça, primeiro na marcação de um canto, e depois após um passe longo de Fabio Coentrão e o terceiro na marcação de um livre directo, a castigar uma falta de Oliver Norwood sobre Fabio Coentrão. Já dois minutos antes os irlandeses ficaram reduzidos a nove elementos após uma entrada violentíssima de Kyle Lafferty sobre João Pereira. Ronaldo resolveu, e Portugal mantém a liderança do grupo com mais dois pontos que a Rússia, que tem menos um jogo. Terça-feira os russos recebem Israel, e um empate deixaria os portugueses a depender apenas de si para terminar no primeiro lugar do grupo.

C. Ronaldo fez história ao ultrapassar Eusébio em número de golos marcados pela selecção. O madeirense conta agora com 43 golos marcados, mais dois que o "Pantera Negra" e menos quatro que Pauleta, o melhor marcador de sempre com a camisola das quinas. Curiosidade interessante: nenhum dos três melhores marcadores de sempre de Portugal é nascido no continente; Pauleta é natural da ilha de S. Miguel, nos Açores, Ronaldo é madeirense e Eusébio nasceu na antiga província ultramarina de Moçambique.

Sem comentários: