quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A caminho do Brasil


Mais uma ronda de qualificação para o mundial de 2014 no Brasil, e mais cinco selecções garantiram ontem a presença na grande festa do futebol que terá por palco o país do samba. Aos já qualificados Brasil, Irão, Japão, Coreia do Sul e Austrália, juntam-se agora Holanda, Itália, Argentina, Estados Unidos e Costa Rica. Basta agora encontrar os restantes 22 países que preencherão as vagas ainda em aberto.

Na zona europeia, o grupo A não trouxe qualquer novidade. Bélgica e Croácia, as únicas equipas com hipóteses de apuramento, não jogaram, deixando o protagonismo para os já eliminados Escócia e Sérvia, que venceram fora. Os escoceses venceram a Macedónia em Skopje por 2-1, e os sérvios foram a Cardiff golear o País de Gales por 3-0. Os galeses tinham do seu lado Gareth Bale, o jogador mais caro do mundo, que mesmo assim foi poupado, entrando aos 58 minutos. Do outro lado estavam os “benfiquistas” Fejsa, Duricic e Markovic, todos titulares, tendo este último marcado mesmo o terceiro tento, depois de Dordjevic e Kolarov terem feito os dois primeiros.

No grupo B a Itália reservou já um lugar no Brasil, ao bater a Rep. Checa em Turim por 2-1. Os checos ainda assustaram, com Kozak a marcar aos 17 minutos. Na segunda parte Chiellini e Balotelli, este de penalty, garantiram a qualificação e afundaram a Rep. Checa. Isto porque a Bulgária foi vencer a Malta por 2-1, e a Dinamarca venceu fora a sensacional Arménia pela margem minima, com um golo de Daniel Agger de penalty, aos 73 minutos. A duas jornadas do fim, a Itália garantiu o primeiro lugar, com 20 pontos, seguindo-se a Bulgária com 13, Dinamarca com 12, Arménia e Rep. Checa com 9.

No grupo C, a Alemanha foi às Ilhas Faroé vencer por 3-0, mas está ainda a um ponto do apuramento directo. Isto porque a Suécia foi ao Cazaquistão vencer por 1-0, e continua com possibilidades matemáticas de chegar ao primeiro lugar. De fora do mundial do Brasil está a Irlanda, que perdeu na Áustria pela margem minima. Alemanha 22 pontos, Suécia 17, Áustria 14 e Irlanda 11.
No grupo D a Holanda carimbou o apuramento, como seria de esperar, ao vencer a modesta formação de Andorra por 2-0, em jogo realizado no EstádiO Comunali de Andorra-a-Velha. Van Persie voltou a ser o abono de família dos holandeses, ao apontar dois golos. A Hungria subiu ao 2º lugar ao golear a Estónia por 5-1, por troca com a Roménia, que perdeu em casa com a Turquia por 0-2, e baralhou as contas. Assim a Holanda tem 22 pontos, Hungria 14, Turquia e Roménia 13.

No grupo E a Suíça deu um passo importante rumo ao apuramento ao vencer em Oslo a Noruega por 2-0, com golos de Fabian Schar e Gokan Inler. A Islândia subiu ao segundo posto ao vencer em casa a Albânia por 2-1, e a Eslovénia é agora terceira, depois de vencer por 2-0 no Chipre, a terceira vitória consecutiva dos eslávicos. Suíça tem 18 pontos, Islândia 13, Eslovénia 12, Noruega 11 e Albânia 10.

No grupo F, o que nos diz directamente respeito, a selecção portuguesa folgou, e aproveitou para realizar um particular contra o Brasil. Foi com os olhos em Moscovo e com a possibilidade de ainda poder terminar o grupo no topo que Portugal aguardou o resultado do Rússia-Israel, onde um empate seria ouro sobre azul. Só que os russos não estavam para brincadeiras, e venceram por 3-1, com relative facilidade. O golo de honra dos israelitas só chegou nos descontos, por Eran Zahavi. Noutra partida do grupo o Luxemburgo alcançou uma vitória três anos depois, ao bater a Irlanda do Norte em casa por 3-2. Rússia lidera com 18 pontos, Portugal tem 17 e Israel 12, quando todas as equipas têm oito jogos disputados. Basta a Portugal um empate no dia 11 de Outubro em casa frente a Israel para garantir um lugar no “play-off”, mas para poder ainda pensar no 1º lugar, é necessário vencer os israelitas e o Azerbeijão, também em casa, e esperar que a Rússia perca pontos no Luxemburgo ou no Azerbeijão. Afigura-se muito complicadas, estas contas “à portuguesa”.

No grupo G a luta pelo apuramento ficou reduzida à Bósnia e à Grécia, que lideram ex-aequo. A Grécia, treinada pelo português Fernando Santos, bateu a Letónia por 1-0 em casa, com um golo de Salpingidis aos 58 minutos. Os bósnios foram à Eslováquia vencer por 2-1, afastando os eslovacos do mundial em definitivo. Bósnios e gregos lideram com 19 pontos, mais sete que os eslovacos, quando há apenas seis pontos em discussão.

No grupo H a Inglaterra obteve um precioso empate a zero em Kiev, isolando-se na liderança do grupo com mais um ponto que o Montenegro e o seu adversário de ontem. A Polónia relançou a sua candidatura ao vencer em São Marino por 5-1, tendo os sanmarinenses apontado o seu primeiro golo nesta qualificação. Inglaterra tem 16 pontos, Montenegro e Ucrânia 15, Polónia 13.

No grupo I a França obteve uma difícil e importante vitória em Minsk sobre a Bielorrússia por 4-2, com Ribery a ser determinante ao apontar dois golos. Os franceses alcançam assim a Espanha na liderança, mas com mais um jogo disputado.


Na zona sul-americana a Argentina garantiu o apuramento em grande estilo, ao golear o já eliminado Paraguai em Assunción por 5-2. Messi marcou duas vezes de penalty para os argentinos, Dí Maria, Aguero e Maxi Rodriguez fizeram o resto. Entretanto em Montevideu o Uruguai confirmou o grande momento de forma ao bater a Colômbia por 2-0, com Fucile e Maxi Pereira no onze da “celeste”. Falcao, James, Jackson e companhia nada poderam fazer frente à “fúria” uruguaia, mas continuam a apenas um ponto do mundial do Brasil. Os uruguaios alcançaram no quarto posto o Equador, que não foi além de um empate a uma bola na Bolívia. Noutra partida a Venezuela bateu o Peru por 3-2, uma vitória com sabor amargo, pois os venezuelanos ficaram afastados do mundial, onde nunca participaram, mercê da vitória do Uruguai. Argentina tem 29 pontos, Colômbia 26, Chile 24, Equador e Uruguai 22, quando faltam duas partidas a cada uma destas equipas. Os quatro primeiros qualificam-se directamente para o Brasil 2014, e o quinto joga um “play-off” com o quinto da zona asiática.


E já se conhece a equipa asiática que aguarda o quinto da zona sul-americana. A Jordânia foi ao Uzebequistão repetir o empate a um golo do último Sábado em Amman, e resolveu a eliminatória a seu favor no desempate por “penalties”. Tanto uzebeques como jordanos procuravam a estreia em fases finais de mundiais, ficando agora os árabes mais perto desse sonho.


Finalmente na CONCACAF, a Costa Rica e os Estados Unidos garantiram mais uma presença em fases finais do mundial, e no caso dos norte-americanos, esta é a sétima consecutiva. Aos costa-riquenhos bastou um empate a uma bola na Jamaica, enquanto em Columbus, no Ohio, jogava-se a partida mais aguardada, entre EUA e os arqui-rivais México. Os americanos não desiludiram o seu público e venceram por 2-0, com golos de Eddie Johnson e Landon Donovan. Os mexicanos precisavam de pontos como de pão para a boca, e comprometeram ainda mais as suas pretensões em estar no Brasil no próximo ano. É que as Honduras e o Panamá empatarama duas bolas, e o México caíu para o quinto lugar com os mesmos pontos do Panamá, que é quarto, e a dois das Honduras, que é terceira. Os mexicanos têm uma autêntica final dia 11 de Outubro frente ao Panamá em casa, se quiserem pelo menos chegar ao quarto posto, que lhes permite discutir uma vaga com a Nova Zelândia. O último jogo é em San Jose, na Costa Rica, e os “aztecas” poderão aí precisar de depender da “simpatia” dos locais para chegar ao apuramento.

Sem comentários: