sábado, 7 de setembro de 2013

A caminho do Brasil


No grupo A de qualificação europeia a Bélgica deu mais um passo importante rumo ao mundial do B ao vencerem na Escócia por duas bolas a zero. Os nossos conhecidos Axel Witsel e Steven Defour alinharam de início, e o médio portista foi mesmo o autor do primeiro golo, sendo o outro apontado por Kevin Mirallas. A Croácia, segunda no grupo, foi a Belgrado empatar com a Sérvia, um encontro sempre escaldante entre dois países que protagonizaram um dos mais sangrentos conflitos armados das últimas décadas. Os croatas marcaram primeiro por Mandzukic, avançado do Bayern de Munique, e os da casa empatariam por Mitrovic. Os benfiquistas Markovic, Fejsa e Matic fizeram parte do onze inicial, tendo o último sido expulso por acumulação de amarelos aos 75 minutos. Duricic não saíu do banco. A Bélgica lidera com 22 pontos, mais cinco que a Croácia. As duas equipas encontram-se a 11 de outubro em Zagreb, e basta um empate para os belgas garantirem o apuramento directo. Os croatas já garantiram pelo menos o acesso ao "play-off".

No grupo B a Itália reforçou a liderança ao receber e vencer em Palermo a Bulgária, com um golo solitário de Gilardino. A Dinamarca foi a Malta, ao terreno do último, obter uma vitória complicada por 2-1, e pelo mesmo resultado a Arménia foi a Praga surpreender a Rep. Checa. Os armenos já tinham causado sensação ao ir vencer por 4-0 na Dinamarca em Junho, e complicaram ainda mais a luta pelo segundo lugar do grupo, e do acesso ao "play-off". Itália lidera tranquila com 17 pontos, seguida da Bulgária com 10, Rep. Checa, Dinamarca e Arménia com 9. Todas as selecções têm sete partidas realizadas.

No grupo C a Alemanha continua a dominar, e desta feita os teutónicos venceram facilmente a vizinha Áustria na Allianz Arena, em Munique por 3-0. O veterano Miroslav Klose quebrou a resistência austríaca aos 33 minutos, e na etapa complementar Tony Kroos e Thomas Muller deram um maior colorido ao marcador. A Suécia deu um passo importante rumo ao "play-off", ao vencer em Dublin a Rep. Irlanda por 2-1. Os irlandeses marcaram no primeiro tempo por Robbie Keane, mas os nórdicos viraram o marcador no segundo tempo, com golos de Johan Elmander e Anders Svensson. Alemanha lidera com 19 pontos, Suécia tem 14, Áustria e Irlanda 11.

No Grupo D a Holanda continua a liderar tranquilamente, mas não ganhou para o susto ontem em Riga, onde perdeu os primeiros pontos. Frente à modesta Estónia, os holandeses adiantaram-se logo aos dois minutos por Arjen Robben, e tudo parecia que seria mais uma noite tranquila para a "laranja mecânica". Mas os nórdicos não ficaram pelos ajustes, e viraram o resultado com golos de Konstantin Vassiljev, aos 18 e aos 57 minutos. Foi preciso esperar pelos descontos para a Holanda empatar, e de penalty, com Van Persie a ter o sangue frio necessário para resgatar pelo menos um ponto. A Roménia saltou para a vice-liderança do grupo ao bater a Hungria por 3-0, enquanto a Turquia mantém a esperança de chegar ao "play-off", depois de golear a frágil selecção de Andorra em casa por 5-0. Holanda tem 19 pontos, Roménia 13, Hungria 11 e Turquia 10.

No grupo E a líder Suíça tropeçou em casa, ao empatar a quatro golos com a Islândia, desperdiçando mesmo uma vantagem de 4-1. Numa partida cheia de golos, Johan Gudmundsson foi o herói dos islandeses, ao assinar um "hat-trick". A surpreendente Albânia, que ocupava o 2º lugar, perdeu na Eslovénia pela margem minima, e quem aproveitou foi a Noruega, que bateu em casa o Chipre por 2-0. Suíça lidera com 15 pontos, Noruega tem 11, Islândia e Albânia repartem a terceira posição com 10, enquanto a Eslovénia renovou as suas ambições, somando actualmente nove pontos.

No grupo G a líder Bósnia-Herzegovina complicou as contas do apuramento ao perder em casa frente à Eslováquia por 0-1, e viu a Grécia colar-se na liderança. A selecção helénica, orientada pelo português Fernando Santos, viu-se e desejou-se para vencer no Liechtenstein pela margem minima, com o golo a chegar apenas aos 72 minutos, cortesia de Kostas Mitroglou. Bósnia e Grécia têm 16 pontos, com os gregos em vantagem no confronto directo e a disputer as três partidas que lhes faltam em casa. A Eslováquia "espreita" do terceiro lugar, mas ainda a 4 pontos dos primeiros.

No Grupo H a Inglaterra ganhou um novo alento, ao golear a Moldávia em Wembley por 4-0, e aproveitando para subir ao 1º lugar do grupo a par do Montenegro, mas com menos um jogo. Steven Gerrard inaugurou o marcador - o seu primeiro golo pela selecção em três anos - mas Ricky Lambert seria a figura do jogo. O veteranoa avançado do Southampton marcou o segundo e assistiu Danny Welbeck para os restantes dois. O Montenegro empatou a uma bola na Polónia, permitindo aos ingleses ficarem em igualdade pontual, e na Ucrânia "choveram" golos, com a equipa da casa a esmagar São Marino por 9-0. Deu para quase todos os jogadores ucranianos fazerem o gusto ao pé, e apenas Evgven Khacheridi marcou por duas vezes. Inglaterra e Montenegro têm 15 pontos, Ucrânia tem 14 e Polónia tem 10. Montenegro tem oito jogos disputados, e os restantes apenas sete.

Finalmente no grupo H a Espanha foi à Finlândia vencer por 2-0, com golos de Jordi Alba e Alvaro Negredo, e aproveitou a desinspiração da França, que não foi além de um empate a zero na Geórgia, para reforçar a liderança. Os campeões do mundo têm agora 14 pontos contra 11 dos gauleses, quando faltam a ambos realizar apenas duas partidas. Finlândia com seis pontos, Geórgia com 5 e Bielorrússia com quatro não entram nestas contas.


Na zona sul-americana, onde o Brasil já se qualificou como país organizador, as restantes nove selecções jogaram para o apuramento, com a Argentina a descansar nesta ronda. Quem aproveitou bem esse descanso foi a Colômbia, que bateu o Equador em Barranquilha e alcançou os argentinos na liderança do grupo. Os nossos conhecidos James Rodríguez e Radamel Falcao foram titulares, enquanto Jackson Martinez entrou a oito minutos do fim, e Fredy Guarín e Juan Quintero não saíram do banco. E seria James, ex-portista actualmente a alinhar nos franceses do Monaco a marcar o único golo do encontro, aos 28 minutos. O Chile aproveitou a derrota dos ecuatorianos para se isolar no terceiro posto, batendo em Santiago a Venezuela por 3-0, com golos de Eduardo Vargas, Marcos Gonzalez e Arturo Vidal. O Uruguai, semi-finalista do último mundial, vai recuperando de um mau começo, e ascendeu agora ao quinto posto graças a uma vitória de 2-1 em Lima, frente ao Perú. O benfiquista Maxi Pereira foi titular, enquanto o leão Andres Carrilo assistiu do banco ao goleador Luis Suarez apontar os dois golos da "celeste", aos 43 e 67 minutos. O melhor que os peruanos conseguiram foi reduzir a seis minutos do fim, por Farfan. Finalmente em Assunção, o Paraguai passou a lanterna-vermelha do grupo à Bolívia, ao golear os bolivianos por 4-0. Com Oscar Cardozo de fora dos convocados, os golos ficaram a cargo de Jonathan Fabbro, Roque Santa Cruz, Richard Ortiz e Gustavo Gomez. Ambas as selecções estão já afastadas do mundial. Argentina e Colômbia lideram com 26 pontos, Chile 24, Equador 21, Uruguai 19, Venezuela 16, Peru `4, Paraguai 11 e Bolívia 10. Qualificam-se directamente os primeiros quatro classificados, enquanto o quinto joga um "play-off" contra Uzebequistão ou Jordânia.


Na zona da América do Norte, Central e Caraíbas, ou CONCACAF, o habitualmente favorito México comprometeu seriamente as aspirações ao apuramento directo, ao ser derrotado em casa pelas Honduras por 1-2. Os mexicanos adiantaram-se no marcador logo aos cinco minutos por Oribe Peralta, e tudo parecia encaminhar-se para mais uma vitória no quase intrasponível Estádio Azteca. Na etapa complementar os hondurenhos lançaram um balde de água fria, com dois golos em três minutos, da autoria de Jerry Bengtson e Carlos Costly. Outro destaque vai para a Costa Rica, que bateu os Estados Unidos por 3-1 em San Jose, e saltou para a liderança do grupo. Johnny Acosta, Celso Borges e Joel Campbell foram os carrascos dos norte-americanos, enquanto Clint Dempsey, de penalty, fez o ponto do honra para os Estados Unidos. Noutra partida Panama e Jamaica empataram sem golos, e dificilmente estarão no rasil para o ano. Costa Rica lidera com 14 pontos, EUA 13, Honduras 10, México 8, Panamá 7 e Jamaica 3. Qualificam-se os três primeiros, e o quarto discute com a Nova Zelândia uma vaga no mundial.

Sem comentários: