domingo, 24 de outubro de 2010

Pelé ou Maradona? Diga de sua justiça


Quem foi o melhor futebolista de todos os tempos: Pelé ou Maradona? A pergunta é em si um conflito de gerações. Os mais novos não se lembram dos tempos do "rei" que ganhou três campeonatos mundiais e marcou mais de 1200 golos, e preferem o homem que ficou conhecido pelos seus excessos fora dos relvados e pela famosa "mano de Dios", a maior batota jamais cometida em taças do mundo.

Mas Maradona não era só escândalos e batota. O pequeno génio dos bairros da lata de Buenos Aires encantou o mundo com o seu futebol, e como disse muito bem um leitor, levou o modesto Napoli do anonimato até ao título italiano, por duas vezes.

Pelé, que fazia do futebol um jogo simples, marcava quando queria, quantos queria e de onde queria, sendo que os seus maiores feitos (leia-se golos) constam dos anais do futebol em particular, e desporto em geral. Aos 70 anos Pelé é um verdadeiro exemplo para os jovens, encontrando-se ainda em grande forma, sendo o maior embaixador do futebol em todo o mundo.

Não deverá haver um único brasileiro no mundo que considere Maradona melhor, da mesma forma que "El Pibe" é considerado um deus no seu país de origem. A rivalidade entre os dois astros só é comparável à rivalidade entre os dois países sul-americanos.

Depois do futebol, Pelé tornou-se comentador desportivo, e é conhecido pelas suas gaffes e previsões erradas. Maradona não fez muito melhor como treinador, orientando a selecção argentina entre 2008 e 2010, com os resultados que se conhecem.

O que proponho ao leitor é escolher na direita do ecrã qual destes monstros sagrados foi o melhor com a bola. As "urnas" fecham a 5 de Novembro, sexta-feira. Obrigado.

27 comentários:

Anónimo disse...

Não escolho nenhum.Um é batoteiro e drogado,e outro é arrogante e com manias de estar sempre meter o nariz onde não é chamado.

Anónimo disse...

O que eles fazem ou fizeram fora dos relvados não me interessa, até porque não tenho o hábito de idolatrar pessoas. Acho que é a qualidade como jogadores que está em questão. E, por isso mesmo, já lá canta o meu voto no Maradona. E não, não é por ser muito novo. Vi o Pelé (na televisão) a jogar em directo, tal como vi o Maradona.

Anónimo disse...

Maradona sem dúvida.

Anónimo disse...

Quem foi melhor? Vieira ou Melância?

Anónimo disse...

O Melancia foi melhor,roubou menos que os outros.

Anónimo disse...

A simples comparação é estúpida. Só quem conheceu Pelé por ouvir falar é que pode comparar com Maradona. Seria a mesma coisa comparar Cristiano Ronaldo com Pauleta por exemplo.
Pelé foi um jogador único que reunia as características de Maradona e de mais uns tantos astros do futbol mundial. Absolutamente incomparável. Está para nascer outro Pelé. E já agora Maradona foi de facto um grande jogador, mas com ele na história do futbol comparam-se vários (para não dizer muitos)outros. Comparar Maradona a Eusébio, ainda vá que não vá agora a Pelé é uma ofensa.

Anónimo disse...

Comparar Maradona a Eusébio é que é uma ofensa. Para Maradona, claro.

Anónimo disse...

Anónimo das 17:29, claro que é uma ofensa para o Maradona, pois Eusébio foi de longe muito melhor que o drogado argentino.

Anónimo disse...

O Pelé foi tão bom que nunca jogou na europa,pelé ganhou tudo numa selecção com vários craques mundiais,enquanto que Maradona ganhou tudo numa equipa e selecção modesta.Maradona foi melhor.

Anónimo disse...

Até o Eusébio foi melhor que o Maradona? Já cá faltava o patrioteirismo. O Eusébio, apesar de grande jogador, não foi sequer um dos 10 melhores de sempre.

Anónimo disse...

Estes ignorantes devem ser os mesmos que, por exemplo, diziam mal do escritor Saramago sem nunca lhe terem lido um livro. Tudo porque era ateu, comunista e a cagar-se para os politiqueiros e demais idiotas de Portugal. O Maradona também não jogava nada porque era drogado, palavra que insistem em repetir quando o que se tenta julgar aqui é a qualidade do futebol que ele praticava. Se não fossem idiotas, o que é que gostavam de ser?

Anónimo disse...

Se maradona era drogado?Era mas a droga que ele tomava era cocaína,uma droga que até piora o rendimento de 1 atleta.Se Maradona não tomasse cocaína tinha sido MUITO melhor jogador.

Anónimo disse...

Então, se mesmo com cocaína foi o melhor do mundo, nem consigo imaginar o que teria sido sem ela. E falta ainda dizer que Maradona jogou num tempo em que o futebol já era altamente defensivo. Na altura do Pelé ainda tudo eram facilidades para os avançados. Era meia bola e força!

Anónimo disse...

Sim e o maradona jogou na itália,como se sabe é onde as equipas defendem melhor no mundo.

Anónimo disse...

e o maradona ficou drogado já só nos finais da carreira e segundo o livro dele, começou a drogar-se quando descobriu que era Ateu e que Deus não pode existir...
Daí ele ter dito ao JPaulo II que vendesse os telhados da Sé para caridade...

Anónimo disse...

E quantos golos marcou o Maradona de cabeça? Zero. A mão não conta. Já Pelé era de todas as formas e feitios. Mas defendam o Maradona, pois. A FIFA considera Pelé o melhor de sempre e isso é que importa. Pelé é o Rei e o Maradona não. Embrulhem.

PS. Defender que Eusébio era melhor que o Maradona é patriotismo? Quer isso então dizer que também não se pode achar Cristiano Ronaldo um excelente jogador, tal como Figo o foi. Ridículo!

Anónimo disse...

Anónimo das 21:28, o Maradona é tão ateu que no Mundial 2010 fartou-se de se benzer...
Quanto à caridade, que fazem pelos pobres todos que tanto adoram criticar a Igreja? Não atirem pedras...
Pelé foi o melhor de sempre. O número de golos e de títulos fala por si.

Anónimo disse...

Só vêem futebol à frente e mesmo assim não percebem nada de futebol...

Anónimo disse...

ó ceguinho das 00:18, achas que a FIFA ía eleger um "drogado" que já morreu para aí três vezes em clínicas e que fez a Argentina passar vergonha no ÁSul 2010?

além disso, o Pelé é político, a FIFA é política, também.

O maradona é de longe melhor que o Pelé.

Maradona is God!!! disse...

Maradona é Deus!!!

Anónimo disse...

Quantos golos marcou maradona de cabeça??looooooooo,deves ser comediante de certeza,então o maradona que é quase anão e querias que ele marcasse golos de cabeça???ahahahahahhahah.È verdade que a fifa entidade escolheu pelé como o melhor do mundo, mas houve uma votação online no site da fifa e quem ganhou foi o MARADONA.E que eu saiba quem vota online é o povo e não os corruptos da fifa.O número de golos fala por si???O pelé era ponta de lança e o maradona era médio,então é normal o pelé ter marcado mais golos que maradona.O pauleta também marcou mais golos que o Figo e o Eusébio e então Pauleta foi o melhor jogador de sempre em Portugal pela tua teoria.

Anónimo disse...

Pela teoria do anónimo das 21:28 então os drogados devem ser todos ateus.Quem não acredita em Deus é...drogado :))

Anónimo disse...

Idiotas! O Pauleta não fez também mais jogos que o Eusébio? Se o Eusébio tivesse feito mais jogos teria mais golos marcados, obviamente.
Fiquem lá com o Maradona como o melhor de sempre... opiniões não se discute. Para mim o melhor de sempre é o Pelé.
O Messi também não é muito alto e marca golos de cabeça. É necessariamente a altura que faz com que um jogador marque golos de cabeça?
A democracia é engraçada, realmente. A maioria do povo vota em merda e a merda só pode ser boa...

O Que É a Democracia? disse...

A democracia é uma máquina de fazer tolos.

Anónimo disse...

"O Messi também não é muito alto e marca golos de cabeça" Mas viste o messi marcar quantos golos de cabeça?1 ou 2?È claro que,para marcar golos com a cabeça NADA tem a ver com a altura,antigos ou actuais jogadores baixos que marcavam ou marcam muitos golos de cabeça:gerd muller,fernando gomes,rui aguas,papin,lineker,liedson,david villa,falcao etc etc.O pélé que tem só 1,72 m marcava muitos golos de cabeça.

Anónimo disse...

Anónimo das 17:33, fala com o Anónimo das 06:14 acerca disso. Ele é um comediante de certeza.

Anónimo disse...

Por isso é que os guarda-redes são todos uma merda: não marcam golos de cabeça. Aliás, são ainda piores porque nem marcam golos com o pé. Cambada de ignorantes, que nem percebem as especificidades de cada posição dentro do campo!