quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Macau (cada vez) menos transparente


Saíu ontem o famigerado índice da percepção da corrupção anualmente elaborado pela Transparency International, uma organização não-governamental que analisa os índices de corrupção baseando-se em critérios bastante subjectivos. Macau voltou a perder pontos e a descer lugares, passando dos 6,6 pontos e 26º lugar em 2006, aos 5,0 pontos e 46º lugar este ano. Não sei se o caso Ao Man Long fez assim tanta mossa neste índice, mas a verdade é que Macau continua a descer, sem que tivessem sido conhecidos outros casos graves de corrupção e ilegalidade.

O ranking é liderado por Dinamarca, Nova Zelândia e Singapura com 9,3 pontos, seguidos de Finlândia e Suécia com 9,2. Pela primeira vez a cidade-estado de Singapura chega ao primeiro lugar, ainda que ex-aequo, o que prova que a corrupção não é um problema “asiático”. O problema é que os bons exemplos não têm sido seguidos. A Suíça já não é o que era, tendo perdido três décimas este ano e ocupando um “modesto” 8º lugar. Portugal subiu duas décimas, de 5,8 para 6 pontos, e ocupa o 32º lugar, logo atrás da Espanha e Israel.

Dos países de expressão portuguesa destaque para Cabo Verde, que ocupa o 45º lugar logo à frente de Macau. A confiar na análise da T.I., Macau é mais corrupto que Cabo Verde, Dominica, Butão e Ilhas Maurícias. É obra. O Brasil continua a ocupar um vergonhoso 69º lugar, a par de Montenegro, Cuba e Roménia, S. Tomé e Príncipe ocupa o 101º lugar, Moçambique 116º, Timor-Leste em 127º, Guiné-Bissau 154º e Angola 168º. Os angolanos conseguem ser ainda mais corruptos que o Congo, o Laos ou o Quirguistão, e estão a par da – imagine-se – Venezuela.

Iraque, Afeganistão, Birmânia e Somália são os países mais corruptos do mundo, onde um simples “bom dia” custa uma nota (digo eu). A China continua a ocupar a “zona amarela” da lista, em 79º lugar, com 3,3 pontos. O ranking é compilado pela T.I. desde 2002, e na primeira lista a Finlândia ocupava o 1º lugar com 9,9 pontos de um total de 10.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como já seria de esperar,os países mais corruptos do mundo são os países mais pobres.

Anónimo disse...

A suiça é que devia estar numa posição muito mais abaixo,toda a gente sabe que muitos mafiosos,criminosos e corruptos do mundo tem conta bancária na suiça.Alias,não é por acaso que a sede da Fifa fica na suíca,toda a gente sabe porque.Há uns tempos atrás a BBC desmascarou o corrupto do presidente da fifa Blatter e o ex-presidente da fifa o Havelange,no documentário Fifa Corruption da Fifa.

Anónimo disse...

Estas listas são uma treta.