quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caril faz bem


Boas notícias para quem quer ter uma longa vida e gosta de picante. A curcumina, uma especiaria comum nos pratos indianos e alguma da restante culinária asiática, é rica em anti-oxidantes e outros químicos bons para os seres humanos, e pode aumentar o período de vida. Num estudo realizado em moscas da fruta, investigadores da Universidade de Irvine na Califórnia descobriram que a curcumina faz os insectos viverem 20% mais tempo que o normal, melhora a sua mobilidade e previne o aparecimento de tumores. “Estudos preliminares revelam que a especiaria tem propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerígenas e anti-oxidantes”, disse Mahtab Jafari, investigadora e professora de ciências farmacêuticas. A curcumina encontra-se normalmente no açafrão-da-índia, a especiaria encarregada de dar a cor amarelada ao caril indiano, e também bastante utilizado na culinária ocidental em pratos mais picantes. A especiaria foi usada na medicina tradicional durante séculos, e é ingerida na Ásia para tratar problemas de estômago, dores da artrite, cortes e feridas. Jafari diz que o trabalho realizado em moscas-da-fruta é relevante, uma vez que este insecto partilha muitos do genes de envelhecimento dos humanos, e a curcumina afectou esses genes. O estudo demonstra o potencial do uso da curcumina em tratamentos a mamíferos, escreveu Jafari no jornal “Rejuvenation Research”. A investigadora diz que contudo o mesmo tratamento ainda não pode ser aplicado a seres humanos. A pesquisa foi fundeada por institutos de saúde pública, que apoiam também a investigação do potencial da curcumina na prevenção de doenças respiratórias, cancro do fígado, e osteoporose pós-menopausa, segundo Jafari.

5 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, boas notícias, sem dúvida. Como, bebo e fumo tanta coisa que faz mal! É bom saber que o caril pode contrabalançar um bocadinho. E adoro caril, bem picante.

Anónimo disse...

" previne o aparecimento de tumores" Olha se o José Mestre " homem sem rosto" soubesse disso quando era criança,já não tinha sido aquilo que foi.Mas é preciso dizer que o Caril não quer dizer seja picante,as pessoas tem esta mania,de pensarem que é caril,é picante,nada mais errado.

Anónimo disse...

O caril em si não é picante, tem é que se acrescentar picante, caso contrário não tem piadinha nenhuma.

Anónimo disse...

O caril não tem que ser picante,há muitos pratos indianos e portugueses que usam caril mas não é picante.

Anónimo disse...

Se não é picante, não presta!