quarta-feira, 27 de outubro de 2010

20 anos de Simpsons, uma vida de animação


Os Simpsons comemoraram 20 anos em Janeiro último com um episódio especial que apenas tive a oportunidade de ver hoje. E valeu a pena. Os Simpsons são uma das poucas instituições norte-americanas com que dá para simpatizar, ao contrário da guerra no Iraque, a base de Guantanamo, ou a Coca-Cola. Os Simpsons tiveram, desde o início, a capacidade de auto-crítica, fazendo o raio-x perfeito à sociedade americana, nas pequenas e nas grandes coisas, sempre incisivos, mas sem ofender.

Em Portugal os episódios dos Simpsons foram sempre apresentados na sua versão original (e ainda bem!), mas a série foi traduzida para 18 línguas em todo o mundo, e são o cartoon de eleição de pelo menos duas gerações. Impressionante. Os Simpsons foram o melhor “desenho animado” que já vi, e quebrou com o mito de que não pode existir animação que tanto adultos como crianças possam ver e perceber. Gosto de outros como “Family Guy” ou “South Park”, séries que não são exactamente para crianças – pelo menos elas não entendem.

No outro dia estive a discutir com a minha mulher as séries de animação que víamos quando éramos miúdos, e como temos apenas três anos de diferença, conseguimos encontrar muitos pontos em comum. Tanto em Portugal como em Macau tinhamos os desenhos japoneses, “Candy Candy” ou “Conan – o rapaz do futuro”, a pantera cor-de-rosa ou os Flintstones. Durante a minha infância gostava de séries animadas como “As misteriosas cidades do Ouro”, “Sport Billy”, “Volta ao mundo com Willy Fog”, “Era uma vez o espaço” ou o clássico “Dartacão”, que não foram passados no território. (É uma pena não podermos discutir Dartacão com a nossa cara-metade. É uma cumplicidade que nos falta).

Nunca fui grande fã do Scoobidoo, mas era um fanático das “Wacky Races”. Lembram-se? Costumava apostar com o meu irmão e com o meu primo em quem ia ganhar a corrida. A minha mulher simpatizava com a pantera cor-de-rosa, muito por culpa da música de Henry Mancini, mas eussoalmente gostava mais de Tom & Jerry (um gosto que temos em comum). Do que não gostamos em conjunto são os Looney Toons. Nem todos são maus, mas a persistência do caçador em apanhar o Bugs Bunny e a incompetência do coiote a tentar caçar o Roadrunner são irritantes. Dignos de todos os facepalm do mundo.

Em Macau as séries de anime transmitidas pelos canais de Hong Kong (desconheço se o canal chinês da TDM passa ou alguma vez passou animação de qualidade, mas duvido) foram sempre populares. Os actuais jovens adultos de Macau cresceram a ver o “Astro Boy” (鉄腕アトム ), “Saint Seya” (聖闘士星矢), e até “As aventuras de Tom Sawyer” (トム・ソーヤーの冒険), que também vimos dobrado em português (a canção do genérico era interpretada pelo desconhecido Francisco Ceia). Mais recentemente tivemos o Dragon Ball Z ((ドラゴンボール), um fenómeno que nunca consegui perceber muito bem.

Actualmente passa um cartoon japonês no canal Pearl à meia-noite de Sábado, que é seguido religiosamente aqui em casa. Desconheço o que se faz em termos de animação na R.P. China, mas desconfio que não tenha assim tanta qualidade. E assim vamos tendo os japoneses a entreter e educar as criancinhas da região. Mas sempre dobrados em cantonês, pelo menos isso.

10 comentários:

Anónimo disse...

O South Park só tem sucesso por causa dos palavrões e insultos que utilizam e por isso há muitas pessoas que acham graça,eu não.

Anónimo disse...

Guantanamo fechou por ordem do Presidente Obama, já lá vai algum tempo.

Anónimo disse...

Estou a ver que continua a dar desenhos animados aos sábados à noite aí em Macau. Andava eu na primária quando via, aos sábados à noite, o Saint Seiya. Passados mais de 15 anos eis que Saint Seiya voltou, primeiro com o lançamento da saga de Hades e, mais recentemente, com o Lost Canvas. Grande «anime»!

Anónimo disse...

Eu também escolho os Simpsons como melhor série animada de sempre.

Anónimo disse...

Para mim a sem duvida o Capitão Tsubasa foi a melhor série animada,ui aqueles golos do meio campo eheheh

Anónimo disse...

lolol, Guantanamo fechou quando????

Deves andar a ver muitos filmes, decerto....

Anónimo disse...

O Obama disse em 2009 que iria fechar o guantamo mas só não disse quando,faz lembrar o vale azevedo que quando era presidente do benfica dizia que o benfica seria campeão mas só não disse quando.

Anónimo disse...

O anónimo das 16:00 anda distraído. Não só disse mas também ditou sob a forma de ordem executiva:

"Promising to return America to the "moral high ground" in the war on terrorism, President Obama issued three executive orders Thursday to demonstrate a clean break from the Bush administration, including one requiring that the Guantanamo Bay detention facility be closed within a year." Isto a 22 de Janeiro de 2009. Ainda se continua à espera que o ungido e messias anunciado cumpra o que prometeu.

Acabaram os comentários de ignorante ou a sua capacidade ainda dá para mais?

Leocardo disse...

Bem, fechada ou não, a base de Guantanamo é uma vergonha para a humanidade, associada aos Estados Unidos. Foi isso que eu quis dizer na posta.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Anónimo das 16H35 por acaso eu insultei-te ou és mesmo assim de nascença?