quarta-feira, 2 de julho de 2014

Caíndo na real


E aí está, terminaram ontem os oitavos-de-final do mundial Brasil 2014, e depois de uma fase de grupos onde vimos futebol bonito e de ataque, muitos golos (apenas menos nove que o total do mundial anterior), eis que a competição entra na fase a eliminar, e "caímos na real", como se diz lá por terras do samba. Cinco das oito partidas destes oitavos necessitaram de prolongamento, e duas delas foram até à sempre ingrata decisão através dos pontapés da marca de grande penalidade. Três delas terminaram empatadas a zero ao fim dos noventa minutos, mas essas foram decididas no tempo-extra. O Argentina-Suíça ia juntando o pior dos dois mundos, não fosse por Dí Maria "desempatar" a dois dos 120. Valha-nos isso.

Numa fase da prova em que o mínimo erro pode significar a morte do artista, é normal que as equipas exerçam outro tipo de cautelas, mas no lado positivo, todas as oito selecções presentes nestes quartos-de-final venceram pelo menos dois jogos nos 90 minutos regulamentares. A impressionante Colômbia, a única a obter uma vitória convincente nos oitavos, e a Holanda, que somou a décima vitória em onze partidas de mundiais, continuam totalistas, com 4 triunfos. A França somou frente à Nigéria a terceira vitória, igualando Argentina e Bélgica, que foram obrigadas a "trabalho extraordinário" para bater Suíça e Estados Unidos, respectivamente. Brasil, Alemanha e Costa Rica somaram também duas vitórias no tempo regulamentar, e todas obtidas na fase de grupos.

Continuando pelas estatísticas, a Europa evitou um desastre maior do que o verificado na fase de grupos, onde "perdeu" sete das 13 selecções que representaram o velho continente, e das seis que restaram, apenas Grécia e Suíça ficaram pelo caminho, restando quatro entre os oito finalistas - metade, o que não é nada mau. Da América do Sul cinco das seis em prova sobreviveram à fase de grupos, ficando agora mais duas pelo caminho: Chile e Uruguai - teriam sempre que ficar pelo menos duas, pois defrontavam outras do mesmo continente. A CONCACAF viu três das quatro selecções passaram aos 16 finalistas, mas México e Estados Unidos ficaram pelo caminho, sendo agora a Costa Rica a única sobrevivente daquela Confederação. A África vê novamente adiado o sonho de chegar finalmente a uma meia-final, pois os seus dois únicos representantes que lhe restavam nestes oitavos - Nigéria e Argélia - ficaram pelo caminho.

A competição prossegue durante o fim-de-semana, como Brasil-Colômbia e Alemanha-França esta sexta-feira, decidindo-se já dois semi-finalistas, que depois discutirão entre eles um lugar nas final. No Sábado temos o Holanda-Costa Rica e o Argentina-Bélgica, de onde sairão os outros dois semi-finalistas, e consequentemente destes, o outro finalista. Começa-se a decidir tudo já nos próximos dias, no Brasil 2014. No dia 13 saberemos quem levantará no Maracanã a Copa do Mundo.

Sem comentários: