quinta-feira, 10 de julho de 2014

O vexame: as capas (estrangeiras)


O Bild, o maior jornal alemão, fala "de uma vitória para a eternidade". E de facto, quem esperava tal coisa? Nem o mais frio e pragmático dos alemães terá ficado indiferente.


O Hamburguer Post participou do entusiasmo; "Ramba Samba", foi o título da capa. E só os brasileiros podem rir quando os outros perdem? Desta vez pagaram todas juntas, e com juros.


O espanhol Mundo Deportivo fala de "humilhação", e recorda como ao intervalo a equipa da casa perdia por 0-5! A "roja" fica isenta da derrota por 1-5 com os holandeses no jogo inaugural.


O As, publicação com ligações ao FC Barcelona fala de "Humilhação Mundial". Fica mais fácil falar quando Neymar, a estrela "blaugrana" do "escrete" não fez parte do naufrágio, e Dani Alves também viu tudo do banco?


No mesmo tom está A Marca, a voz dos adeptos merengues. É certo que Marcelo teve um dia para esquecer, mas já Khedira, outro "homem da casa", tem razões para festejar.


Os italianos do Gazzetta Dello Sport dão ênfase à imagem do adepto brasileiro que não quer largar a réplica da Copa. Ó meu amigo...a vida continua...


Já o Corriere Dello Sport insiste na pauta da "humilhação". E de facto 7-1 faz lembrar aquela goleada com que o Sporting brindou o Benfica na época de 86/87, com a diferença de que os encarnados conquistaram o campeonato e a taça nesse ano. Aqui o Brasil fica de mãos vazias, e com a História do seu lado mais negro.


Os ingleses, povo orgulhoso, ficam aliviados que isto não tenha tido nada a ver com eles. "Rout of this world" foi o título escolhido pelo tablóide inglês, para definir a forma humilhante com que a "canarinha" saíu da batalha com os alemães.


E por falar em ingleses e tablóides, aí está o The Sun, cruel, como sempre.


"Horrível, inexplicável, doloroso", é como o francês L'Equipe se refere à goleada imposta pela Alemanha ao Brasil no seu próprio reduto. Pelo menos os franceses saíram dos quartos-de-final frente aos alemães de cabeça erguida.


E finalmente os argentinos, rivais fidagais dos brasileiros, que devem ter tido um feriado nacional depois do desastre dos seus vizinhos. Um não, dois, pois a sua selecção está na final com os "carrascos" do Brasil, enquanto estes vão lamber as feridas contra os outros derrotados da meia-final, a Holanda, este Sábado. Domingo no Maracanã, só para homens de barba rija. O La Hora de Argentina faz um trocadilho com a ambição do Brasil em conquistar o "hexa", o sexto título mundial. E de facto foram também seis, os golos marcados pelos alemães, um "hexa"...mais um.

Sem comentários: