sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Quim é papai dji nenêm?


Carlos Roberto Massa, mais conhecido por “Ratinho” (deve ser primo distante do sr. rato) é um apresentador brasileiro da rede SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) do milionário Sílvio Santos, e que é mais conhecido pelo seu “Programa do Ratinho”, um dos mais populares do Brasil. Uma das razões desta popularidade é uma rubrica chamada “DNA”, também conhecida por “Teste de DNA” ou “Exame de DNA”. Teste ou exame tanto faz, mas gostava de recordar aos amigos brasileiros que a sigla em português para a impressão digital genética, o ácido desoxirribonucleico, é “ADN”, e penso que continuou assim mesmo depois do famigerado acordo ortográfico. “DNA” é uma americanice, e deixem lá de ver tantos “CSI” que vos está a fazer mal à cabeça.

Mas voltando ao programa, a que me referirei por “DNA” e não se fala mais nisso, é um novo patamar desse lixo televisivo que são os “reality-shows”, e cheguei mesmo a pensar que se tratava de alguma brincadeira, mas estava enganado. Basicamente o “DNA” consiste em averiguar ao vivo e em frente a milhões de espectadores a paternidade de uma pobre criança cuja badalhoca da mãe não sabe qual dos gajos com que se andou a enfiar na cama e a abrir as pernas acertou em cheio no alvo. No programa participa a rameira, os infelizes candidatos a pai, alguns familiares, e antes de ser divulgado o resultado do teste de ADN, gera-se um arraial de peixeirada e de lavagem de roupa suja entre as partes beligerantes.

Não entendo como é possível que existam pessoas que se prestem a este tipo de espectáculo tão infeliz. Pelos vistos candidatos é coisa que não falta, pois o programa dura há pelo menos dois anos, e o YouTube está repleto de vídeos do calibre deste acima no “post”, e piores. Bem piores. Não sei o que leva a uma mulher a ir expôr a sua irresponbilidade e promiscuidade num programa de televisão ou um homem a confessar o seu envolvimento com ela. Penso que aqui o vencedor é aquele a quem o teste dá negativo. Safa! Se é dinheiro a motivação por detrás destas humilhantes figuras, devem estar mesmo desesperados. Eu preferia vender um rim ou uma retina do que participar desta patetice. Enquanto o Ratinho se diverte e as audiências seguem com interesse (?), a única vítima inocente de tudo isto é a criancinha. O que lhe vão dizer quando crescer e souber disto?

Penso que um programa desta natureza seria um sucesso em Portugal, tal é o estado de estupor a que o cérebro dos telespectadores ficou reduzido depois de exposto às radiações de estopadas como “Casa dos Segredos” e outros que tais. Podia dizer que não seria possível que num país de brandos costumes como o nosso não seria possível encontrar quem se submetesse a esta autêntica devassa da privacidade, mas nunca se sabe. Para quem está no Brasil e quiser participar do programa – e se quer mesmo peço desculpa, mas não gostaria de o conhecer ou ter qualquer ligação com a sua pessoa – pode inscrever-se online aqui no sítio da SBT. O próprio boletim de inscrição é já por si acidentalmente hilariante, pois contém um campo onde se pede “os dados do suposto pai ou mãe”. Suposta mãe? Será que ainda há mais do que nos é permitido ver no YouTube. Ah Brasil, Brasil, a nossa América, aquela que inventámos, que tão orgulhosos nos deixa, e que não se cansa de nos surpreender.

Sem comentários: