quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pressão e lenços brancos


PVsA 1-1, CL 2013 发布人 futbolsapiens
O FC Porto empatou ontem no Estádio do Dragão a uma bola com o Austria de Viena, e comprometeu seriamente a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os dragões entraram em campo sabendo à partida do empate do Zenit frente ao Atletico de Madrid a uma bola na Rússia, e bastava vencer os frágeis austríacos - que ainda não tinham marcado qualquer golo na prova - para passar ao segundo lugar e ficarem a depender apenas de si. No entanto a equipa de Paulo Fonseca voltou a demonstrar que não lida bem com a pressão, e aos onze minutos Roman Kienast aproveitou uma infantilidade da defesa portista para marcar o golo de estreia da sua equipa. O Porto correu atrás do prejuízo, mas a "tremideira" era muita, e apenas no início da etapa complementar chegaria ao empate, por intermédio de Jackson Martínez. O Austria passou então a defender apenas, espreitando um eventual contra-ataque, e a divisão de pontos é má para as duas equipas, pois deixa o Porto a depender de terceiros, e afasta os austríacos das competições europeias. Este é o quarto empate em cinco jogos para o FC Porto, o terceiro consecutivo em casa, e no final da partida os adeptos azuis-e-brancos acenaram com lenços brancos. Paulo Fonseca considera a situação "normal", mas terá que recuperar a equipa e levá-la aos bons índices competitivos que demonstrou no início da época se quiser manter o seu lugar como treinador. O At. Madrid lidera o grupo G com 13 pontos, Zenit tem 6, Porto 5 e Austria Viena 2. O Porto garantiu pelo menos um lugar nos dezasseis-avos da Liga Europa, mas para chegar aos oitavos da Champions está obrigado a vencer em Madrid e esperar que o Zenit não vença em Viena.


Nas restantes partidas da noite, destaque para a vitória do Ajax sobre o Barcelona por 2-1, em partida a contar para o grupo H. Uma derrota rara dos catalães, que ao intervalo já se encontravam com dois golos de desvantagem, graças a golos de Thulani Serero e Danny Hoesen. No início do segundo tempo Xavi reduziu de "penalty", num lance em que o defesa Joel Veltman foi expulso, e os holandeses passaram a segurar a vantagem a jogar com dez elementos, mas no fim sairam da Arena de Amesterdão com os três pontos. Na outra partida do grupo o AC Milan, que este ano está a atravessar uma crise de resultados, de sinais de vida ao vencer o Celtic em Glasgow por 3-0, Kaká, Cristian Zapata e Mario Balotelli puxaram dos galões "rossoneri" e assinaram os golos de uma vitória expressiva, num terreno considerado sempre difícil. Barcelona lidera com 10 pontos, e apesar da derrota já tinha um lugar garantido nos oitavos-de-final, segue-se o AC Milan com 8, Ajax com 7 e Celtic com 3. O segundo lugar decide-se na última ronda, com o AC Milan a receber o Ajax, sendo os holandeses obrigados a vencer.

No grupo E apenas um golo nas duas partidas de ontem, e foi marcado na Suíça, onde o Basel voltou a vencer o Chelsea de José Mourinho. O golo da equipa da casa foi apontado a três minutos do fim por Mohammed Salah, e vale ao Basel o mérito de ter vencido as duas partidas contra os ingleses nesta fase de grupos. Em Bucareste acabou tudo como começou, com Steua e Schalke 04 a ficarem em branco. Chelsea lidera o grupo com 9 pontos e garantiu o apuramento, Basel é segundo com 8, Schalke 04 tem 7 e Steaua Bucareste tem 3. O encontro Schalke 04-Basel decide quem acompanha o Chelsea nos oitavos-de-final.

Finalmente no grupo F, o Arsenal ficou mais perto do apuramento ao vencer em Londres os franceses do Marselha por duas bolas a zero. Jack Wilshere foi o "gunner" com melhor pontaria, ao apontar os dois golos do encontro, no primeiro e aos 65 minutos. Na Alemanha o Borussia Dortmund parece ter ultrapassado a derrota por 0-3 no seu estádio frente ao Bayern para a Bundesliga, e venceu o Nápoles por 3-1. Marco Reus marcou para os da casa de penalty aos 11 minutos, e aos 60 o polaco Jaukb Błaszczykowski fazia o segundo. Os italianos ainda reduziram aos 71 por Lorenzo Insigne, mas sete minutos depois Pierre Aubemayang voltava a dar vantagem de dois golos aos alemães. As contas do grupo estão complicadas, com Arsenal a liderar com 12 pontos, seguido de Dortmund e Nápoles com 9. Tudo se vai decidir na última ronda com os jogos Marselha-Borussia Dortmund e Nápoles-Arsenal, e caso as três equipas terminem empatadas em pontos, a diferença de golos marcados e sofridos pode ser decisiva. A título de curiosidade refira-se que o Marselha é a par dos checos do Viktoria Plzen a única equipa que ainda não pontuou nesta edição da liga milionária.

Sem comentários: