sábado, 30 de novembro de 2013

Mais um ano (obrigado a todos)


Hoje termina o sexto ano de emissões do Bairro do Oriente. Passam amanhã seis anos que iniciei este espaço na blogosfera, e desde o dia 1 de Dezembro de 1997 foram publicados 9590 artigos (incluíndo este), foram contadas mais de um milhão de visualizações, e publicados mais de 30 mil comentários. Os números são o que são, e nem sequer são nada de especial, mas o Bairro do Oriente é um blogue com gente lá dentro. Portanto a todos os que por aqui passaram, a bem ou mal, muito obrigado.

Este mês de Novembro deixou-me feliz, pois o sitemeter voltou a registar mais de 10 mil visitas, o que não acontecia desde Maio. De facto este mês que agora finda foi o segundo melhor de 2013, batido apenas por Janeiro. Como já disse repetidamente, escrevia na mesma para um leitor na mesma quantidade e qualidade com que escreveria para um milhão, mas é sempre gratificante saber que não estou a escrever para o boneco. Se alguém tem razões de queixa quanto aos conteúdos ou à qualidade dos mesmos, então por favor aceite as minhas humildes desculpas. Não guardo qualquer rancor a quem me criticou, ou sequer a quem me insultou. Seja qual for a crítica ou a razão da discórdia, por muito injusta que seja, estou sempre disposto a ouvir. Para mim só se esgota a via da diplomacia quando a questão passa a ser unicamente pessoal, sem qualquer relação com a divergência de pontos de vista.

O Bairro do Oriente surgiu no seguimento de um projecto que começou por ser uma simples brincadeira, o infame "Leocardo em Macau", que mantive desde Março de 2006 até Novembro de 2007. Nunca foi minha intenção ofender ou magoar ninguém, mas a exposição a que o blogue foi sujeito, andando de boca em boca, trouxe-me um protagonismo que nunca desejei, e que confesso agora pela primeira vez, chegou a assustar. O novo blogue que nasceu faz amanhã seis anos teve o condão de ser mais generalista, mais moderado e mais sério. Tenho levado este barco a bom porto, e com a excepção daquele "fim-de-semana perdido" entre Agosto de 2011 e Maio de 2012, tem sido regularmente actualizado, sempre atento à actualidade de Macau e do mundo, com ênfase para os artigos de opinião. E repito, esta é a minha opinião, e nunca pedi a ninguém que concordasse com ela.

O regresso em Maio do ano passado trouxe algumas mudanças ao blogue, e desde que a secção de comentários passou a ser moderada, a acção passou toda para o Facebook. Nessa rede social tentei incluir o maior número de leitores possível, bem como amigos comuns e elementos da comunidade lusófona de Macau. Peço desculpa se alguém não gostou que lhe tivesse pedido amizade, ou se omiti alguém que gostaria de ficar informado em tempo real de novos "posts" no blogue. Podem fazer-me o pedido - Leocardo Emmacau, é esse o nome - e eu aceito. São actualmente 1101 amigos virtuais,e quantos mais melhor. Desde que revelei a minha identidade, depois de seis anos de anonimato, recebi um simpático convite do jornal Hoje Macau para assinar uma coluna semanal, o que tenho feito assiduamente todas as quintas-feiras (nunca falhei uma) e considero esse espaço uma extensão do blogue, uma ala nova, mais luxuosa e com mais visibilidade. Obrigado ao Carlos Morais José pelo convite e ao Gonçalo Lobo Pinheiro pela paciência com que tem aturado alguns atrasos - garanto que existe uma boa explicação para todos.

Não recebo um cêntimo pelo trabalho, que muitas vezes é desgastante e me priva de muitas horas de sono e de lazer, nem isto se trata de um exercício de ego. É apenas a vontade de divulgar o nome de Macau, o que se passa nesta ex-colónia portuguesa, facto que tantos teimam em ignorar, e sobretudo entreter os leitores fazendo aquilo que mais gusto desde miúdo: escrever. Noutros tempos passava as ideias para o papel com o auxílio de uma caneta, mas desde então a tecnologia evoluíu à brava, e agora é tudo mais fácil, à distância de um clique. O blogue tem actualmente 120 seguidores e visitantes dos quatro cantos do mundo lusófono e não só, uns que vêm aqui parar por acaso e outros que dispensam algum do seu tempo livre para me aturar. A todos esses, aos amigos do Bairro do Oriente, do Leocardo ou do Luís Crespo, um grande bem-haja, e mais uma vez muito obrigado. Se Deus, o acaso ou outra coisa qualquer que nos guia por esta vida permitir, daqui a um ano estaremos aqui a festejar o 7º aniversário.

Leocardo

PS: Amanhã não vou fazer qualquer edição especial de aniversário, mas o programa será bem mais ligeiro. Além das habituais notícias do desporto, vou abordar o dia mundial da SIDA, que se comemora, e o sr. rato tem uma mensagem para os leitores. Fiquem atentos!

1 comentário:

Unknown disse...

Leocardamigo

Muitos parabéns! Seis anos é obra; continua sff. Obrigado

Abç