sexta-feira, 10 de maio de 2013

O clássico vivido em Macau


O clássico de amanhã no Dragão, que pode decidir o campeonato, realiza-se às 20:30 em Portugal, 3:30 da madrugada em Macau. Nem a diferença horária nem os milhares de quilómetros de distância do epicentro da acção esmorecem o entusiasmo dos adeptos de ambas as equipas no território, e poucos terão dúvidas em considerar este o jogo do ano. Dragão ou águia que se preze não vai dormir amanhã sem saber o desfecho do encontro.

O Jornal Tribuna de Macau dedicou atenção especial ao “derby” e recolheu opiniões de alguns dos adeptos de ambos os emblemas que discutem amanhã o título. Do lado do Benfica, que parte para o Dragão com dois pontos de vantagem, comentaram dois dirigentes do Benfica de Macau. Duarte Alves antevê “uma grande partida”, confia na equipa e não considera que o empate da semana passada contra o Estoril “não desmotivou os jogadores”. Já José Braz-Gomes opta por criticar Jorge Jesus, que considera “um mau treinador”, nomeadamente no que toca à gestão do plantel, mas espera que o Benfica vença e assim lhe possa “bater palmas”.

Do lado dos adeptos portistas, José Veiga, castiço dragão radicado no território há várias décadas, fica a torcer por uma vitória do seu FêCêPê, e caso o Porto seja campeão, “pega na bandeira e vai dar uma volta a Macau”. Por seu lado António Aguiar, presidente da Casa do FC Porto em Macau, considera que o empate do Benfica frente ao Estoril demonstra que os encarnados “não têm estofo de campeão”. No entanto mostra-se cauteloso quanto à eventualidade dos dragões conquistarem o tri, pois mesmo que vençam amanhã, “falta o jogo em Paços de Ferreira”. É um facto que qualquer resultado que não seja a vitória do Benfica adia a decisão do título para a última jornada.

No “Barómetro da Liga”, competição de previsões de resultados do campeonato português disputado por oito personalidades da RAEM, o Benfica é claramente tido como favorite. Apenas Helena Brandão aposta na vitória do Porto, António Azedo (actual líder), Vítor Marreiros, Marques da Silva e Sandra Bártolo apostam no empate, enquanto Isa Manhão, Guiomar Pedruco e Hélder Fernando apostam na vitória do Benfica. O jornalista da Rádio Macau prevê mesmo um resultado de 4-2 para os encarnados – um resultado que, a confirmar-se, seria memorável.

Faltam pouco mais de 24 horas para que se dê o pontapé de saída na invicta, e menos de duas horas depois ficaremos a saber o que nos reserva a última jornada do campeonato. Antes do clássico realizam-se os restantes jogos da penúltima jornada, e uma eventual vitória do P. Ferreira garante aos pacenses um lugar no play-off da Liga dos Campeões, e poderá servir de tónico para o FC Porto. Contas complicadas, que amanhã se poderão desatar…ou não. Ah sim, a minha previsão? 3-1 para o Porto. E desculpem qualquer coisinha…

Sem comentários: