sexta-feira, 10 de maio de 2013

Decisão no Dragão


Realiza-se amanhã no Estádio do Dragão, o “clássico”, o Porto-Benfica, correspondondente à 29ª e penúltima jornada da Liga Sagres. O jogo passou a ser decisivo para a atribuição do título desde segunda-feira, quando o surpreendente Estoril foi arrancar um empate à Luz. Caso tivessem vencido os “canarinhos”, os encarnados chegariam à Invicta com uma vantagem de quatro pontos, bastando-lhe um empate para festejar o título. Mesmo em caso de derrota o Benfica ficaria apenas a depender de si próprio, bastando vencer o Moreirense em casa na última ronda para terminar na frente. Com apenas dois pontos, tudo muda de figura.

O empate frente ao Estoril terá causado um amargo de boca aos adeptos benfiquistas, que viviam num clima de festa antecipada depois da vitória no Funchal frente ao Marítimo na jornada anterior: bastava vencer os dois jogos que faltavam na Luz. O Estoril foi a areia na engrenagem desse plano que parecia facilmente concretizável. Jorge Jesus terá engolido em seco; o Benfica tem uma “final” com aspas no Dragão este Sábado e outra final sem aspas em Amesterdão no Sábado seguinte frente ao Chelsea, para a Liga Europa. O facto de não poder arriscar perder amanhã veio certamente atrapalhar os seus planos: o Benfica pode ganhar três competições esta época, ou nenhuma. Aquela que podia ser a melhor época de sempre pode ainda redundar em fiasco.

Perante os cenários possíveis, pode-se dizer que o Benfica ainda tem alguma vantagem. Em caso de vitória, asseguram matematicamente o título e podem apontar baterias para as restantes competições em disputa. Um empate no Dragão e outro na última jornada frente ao Moreirense na Luz obrigaria os portistas a precisar de vencer por quatro golos em Paços de Ferreira, e uma vitória frente ao actual lanterna-vermelha dissiparia todas as dúvidas. Mesmo em caso de derrota, os encarnados partiriam para a jornada decisiva com um ponto de desvantagem para o seu adversário directo, e precisariam de esperar por um deslize dos dragões na Mata Real, o que não seria surpresa – os pacenses discutem ainda uma vaga no “play-off” da Liga dos Campeões na próxima época. O que não entendo é como vai a Liga encaixar o encontro Benfica-Moreirense, visto que no Sábado os encarnados jogam em Amesterdão e caso o título não esteja decidido, ambos Porto e Benfica terão que jogar à mesma hora.

Para o FC Porto as contas são fáceis de fazer, mas os obstáculos difícil de ultrapassar. Vencer os últimos dois jogos garante o tri-campeonato, mas para já é preciso vencer o Benfica, que juntamente com os dragões são uma das equipas ainda invictas nesta edição da Liga. Caso vençam o Benfica, os portistas precisam de vencer na Mata Real, para não depender de um eventual resultado do Moreirense na Luz. O grau de dificuldade deste jogo na capital do móvel depende do resultado que os pacenses façam em Coimbra. Caso a equipa sensação da prova vença os estudantes ou o Braga não vença o Nacional em casa, garante o 3º lugar e a um possível acesso à Champions, ficando desobrigados a pontuar na última jornada. Caso tropeçem em Coimbra e o Braga vença o Nacional, os pacenses podem precisar do resultado contra o Porto, prevendo-se uma partida renhida. Se o Porto empatar amanhã com o Benfica, precisa obrigatoriamente de vencer o Paços e esperar que o Moreirense vá fazer uma gracinha à Luz. Os minhotos podem ser despromovidos já este fim-de-semana, caso não consigam vencer na recepção ao também aflito V. Setúbal, o que em nada abona em termos de motivação para um resultado positivo na capital.

Em qualquer dos casos, apenas uma vitória do Benfica decide já amanhã o campeonato, que a julgar pelas estatísticas e pelo momento das duas equipas, vai ser disputado até ao último minute, com arbitragem de Pedro Proença, o melhor árbitro nacional. Amanhã no Dragão não caberá um alfinete, e o jogo é considerado de elevado risco. Ficamos todos a torcer para que seja um hino ao futebol, que ganhe o melhor, e que tudo decorra dentro da normalidade. Assim temos festa.

Sem comentários: