segunda-feira, 20 de maio de 2013

Chuva de golos na despedida de sir Alex


Terminou a edição 2013/2014 da Premier League inglesa, uma ronda que já pouco decidia, mas que ficou temperada com muitos golos: 36 em dez partidas. Só dez desses golos aconteceram em The Hawthrows, reduto do West Bromwich Albion, que recebeu a visita do já campeão Manchester United. A despedida de Alex Ferguson do banco dos “red devils” cifrou-se num empate a cinco golos, apesar de o ManU ter alcançado uma vantagem de 3-0, e depois de 5-2. Pelos visitados o avançado Rommel Lukaku esteve em grande destaque, assinando um “hat-trick”. O ManU termina o campeonato com uma vantagem de 11 pontos sobre o 2º classificado, o Manchester City, que perdeu em casa por 2-3 frente ao Norwich, enquanto o West Bromwich alcançou um honroso oitavo lugar.

A única dúvida prendia-se com os lugares de acesso à Liga dos Campeões, com três equipas londrinas a discutir as duas restantes vagas. O Chelsea bateu o Everton em casa por 2-1, e o Arsenal foi quarto, depois de vencer o Newcastle em St. James com um golo solitário de Koscielny aos 52 minutos. Os arsenalistas festejaram o quarto posto como se tivessem conquistado o título, sobretudo porque foi garantido à custa dos eternos rivais do Tottenham, que se quedaram no quinto lugar. O golo de Gareth Bale aos 89 minutos em White Hart Lane contra o Sunderland não foi suficiente para André Villas-Boas levar os “lillywhites” à liga milionária, e assim juntam-se ao Swansea e ao Wigan como representantes ingleses na Liga Europa do próximo ano.

Fora da Europa ficam os clubes de Liverpool, o Everton e o Liverpool F.C., sexto e sétimo, respectivamente, à frente do já referido West Bromwich, Swansea e West Ham, que encerram o top-10. Aston Villa e Newcastle, outros dois históricos, não foram além de modestos 15º e 16º lugar, à frente do Sunderland, que termina acima da linha de água. Wigan, Reading e Queen’s Park Rangers foram despromovidos ao Championship, a segunda divisão inglesa, ainda antes da jornada final. Por troca o Cardiff City e Hull City foram promovidos à Premier League 2013/14, e a eles se juntará o vencedor do play-off entre o Crystal Palace e o Watford, a realizar-se dia 27.

Sem comentários: