sábado, 11 de maio de 2013

O chefe não recomenda


Fiquei surpreso, estupefacto até, com o teor do editorial que o director do JTM, José Rocha Dinis, assina na edição de ontem daquele jornal. Tivesse eu dentadura, e esta certamente caía-me da boca. Confesso que não esperava, e aparentemente estava redondamente enganado quanto a algumas percepções que tinha quanto ao director da Tribuna e ao indivíduo que é objecto do seu texto. Dou a mão à palmatória. E eu a pensar que conheço as pessoas. Tenho muito que aprender, pelos vistos.

No editorial em questão JRD tece algumas considerações sobre Vitório do Rosário Cardoso, natural de Macau actualmente na berlinda para ocupar o cargo de representante de Portugal no Forum Macau. O nome foi avançado há cerca de um mês, mas encontrou algumas vozes discordantes que não consideram VRC a pessoa com o perfil adequado para o cargo. Rocha Dinis reafirma ser uma dessas vozes, e manifesta mesmo “repúdio” (palavras suas). Pessoalmente desconhecia a posição do director do JTM. Até hoje.

Sobre VRC sabia que de facto estagiou no jornal da Calçada do Tronco Velho, além da TDM, quando era ainda estudante. Das (poucas) vezes que contactei o Vitório fiquei com a ideia de que ele e JRD eram amigos, e que o macaense era uma espécie de “protegido” do jornalista. A julgar pelas palavras de JRD isto foi assim, de facto, mas já não é. A animosidade que o director parece ter com VRC demonstra mesmo um certo ressentimento, e dá a entender que estão desavindos. Mais uma vez, para grande surpresa minha.

Rocha Dinis ilustra a sua discordância com a nomeação de VRC para o Fórum Macau com factos que, a meu ver, ferem o candidato na sua credibilidade e até na sua competência profissional. Que “não tem jeito”, que “não tem currículo” ou conhecimentos linguísticos, e pouco mais que alguma “simpatia”. Num dos parágrafos JRD dá algumas pistas sobre o que terá causado esta desavença. Qualquer coisa relacionada com o “carácter” de VRC, e que os “separa como pessoas”.

O director do JTM terá as suas razões, e conhecerá VRC muito melhor que eu, certamente. Só que nunca pensei que o controverso candidato ao Fórum Macau tivesse um opositor onde sempre julguei que tinha um aliado. Fiquei curioso com a primeira parte do editorial: quem anda a pressionar JRD para que mude de opinião? Até agora não ouvi qualquer manifestação de apoio ao nome de VRC para representante de Portugal no Fórum Macau. Mas mais uma vez, se calhar estou mal informado.

2 comentários:

Bloom disse...

Não gosto do estilo do JRD nem de muitas das suas posições, mas neste caso estou completamente do lado dele.

Anónimo disse...

Vivó Vitinho!!!!
LOL