quarta-feira, 8 de maio de 2013

O dia foi do caçador



O jornal Ou Mun deu grande destaque à maior apreensão de sempre de droga na RAEM.

Foi a maior apreensão de droga da história da RAEM e uma notícia que merece nota de destaque: a Polícia Judiciária de Macau apreendeu mais de 50 quilos de cocaína na noite do último Sábado. A cocaína tinha um grau de pureza de quase 100% e o seu valor de mercado atingiria os 200 milhões de patacas. É muita coca. Muito boa gente terá ficado com a festa estragada, especialmente os quatro suspeitos, todos de nacionalidade filipina, que transportaram a droga desde o Brasil e “esbarraram” com as autoridades macaenses pouco antes de chegar ao seu destino final.

A PJ está de parabéns. Confiando numa denúncia (claro, não são bruxos), apreenderam dois dos suspeitos no Hotel Central, e os restantes no Hotel Sintra, ambos localizados perto do centro da cidade. Os suspeitos viajaram desde a América do Sul pela Europa, passando ainda por Pequim, trazendo consigo o estupefaciente embrulhado em papel de embrulho revestido de carbono, ludibriando as autoridades alfandegárias, que viram o produto passar por debaixo dos seus narizes. Como referiu alguém na imprensa, os traficantes “já esfregavam as mãos de contentes” com a perspectiva de um chorudo negócio, mas esbarraram com a “Judite” de Macau. Quem diria.

Os agentes procederam às detenções e à apreensão da droga com uma competência impressionante, considerando que se tratava de uma quantidade considerável de coca. É muito improvável que esta apreensão tenha sido uma distração para permitir a passagem de uma maior quantidade de estupefacientes – ninguém “sacrifica” um negócio desta natureza. A denúncia terá partido de alguma parte que não terá ficado satisfeita com o seu quinhão. Foi alguém que ficou “fu”. como dizem os brasileiros, no meio de todo este esquema. Os “correios” entregaram-se sem qualquer resistência – nem estariam sequer armados – e têm pela frente uma temporada em Macau muito maior do que planeavam.

O combate ao tráfico de droga em larga escala no território marca pontos. As autoridades detêm habitualmente pequenos traficantes, meros intermediários, e as quantidades apreendidas não chegam por vezes para animar um início de festa numa mansão em Beverly Hills. Esta foi a mãe de todas as apreensões, vale a pena dizer. Subitamente estão a braços com 50 quilos de pó que valem uma pipa de massa. Um processo judicial que promote, e que fará certamente correr muita tinta.

Sem comentários: