terça-feira, 7 de maio de 2013

Docente indecente


Às vezes penso que Macau é governado por alguma facção menos conservadora dos talibã afegãos ou paquistaneses. Sim, esta sociedade chinesa dos falsos púdicos que de dia condenam jovens decentes por andar de mini-saia, mas de noite frequentam as saunas e clubes nocturnos onde quanto maior for a nudez e a "pouca-vergonha" (isto de acordo com os rígidos princípios vigentes), melhor.

Da última manifestação do 1 de Maio no território nasceu uma estrela: Kam Sut Leng, professora de um qualquer "middle-school" não identificada, que ousou, vejam só, usar "roupa sexy". Isto encheu as medidas de um tal Chan Ka Keng, assistente do director da Escola para os filhos e Irmãos dos Operários de Macau - um nome bem socialista para uma escola - que terá ficado super-excitado com a forma como a menina Kam se apresentou na manifestação.

Em primeiro lugar falemos da tal professora. Chamou-me a atenção durante o serviço noticioso do ultimo 1 de Maio, não tanto pela aparência, mas pelo volume da sua voz. O seu endeusamento parece-me um tanto ou quanto exagerado. Quer dizer, não vou chegar ao ponto de afirmar que a jovem "stôra" é feia, mas já tenho tábua de passer a ferro cá em casa, e as ondas na praia de Hac-Sá não justificam uma prancha. Acho que perceberam onde quero chegar. Se basta a uma menina mais ou menos bem parecida mostrar um pouco de chicha para ser considerada uma "deusa", então suspeito que há por aí muito homem a passar fominha.

Mas comentários de cariz sexual à parte, e voltando aos comentários do tal director-assistente, penso que que a mini-saia da prof. Kam tirou-o mesmo do sério; com que então devia "vestir-se como um sem abrigo psra experimentar a dureza da vida?". O que ele queria dizer realmente é que devia ter aparecido nua a bater à porta da sua casa. Devia doar o montante que gastou nas roupas "sexy" à classe mais carenciada de Macau? Aqui perto de casa existe uma loja que vende estas tais roupas "sexy" à ordem de 30 ou 40 patacas a peça. Penso que os pobres ficariam mais bem servidos se estas escolas privadas de Macau e os seus directores e sub-directores dividissem por eles os lucros quase criminosos que obtêm com as propinas.

A Associação Juventude Dinâmica, a que pertence a professora em questão, já veio criticar este ataque dirigido por um pateta que muito provavelmente nunca viu um joelho feminino antes do casamento. E como este há por aí muitos, que ao depararem com a professora Kam ficam com o queixo caído. Pudera, quando o modelo de rectidão e de "decência" passa por modelos como Kwan Tsui Hang, Ho Sio Kam, as múmias da Associação das Senhoras Democráticas e outros educadores da classe operária. São estes que querem cobrir esta juventude corrompida com as burkhas e as cabaias da ordem.

1 comentário:

Irene Fernandes Abreu disse...

Não percebi o porquê de tanto barulho... será por ser professora e haverá regras para a forma de se vestirem? Aqui em macau assim como na China, as jovens (e as menos jovens) andam vestidas(?) de calçãozinho curto ou de saias reduzidas e,que eu saiba ainda ninguém foi preso por causa disso. Realmente há gente que não tem mesmo nada que fazer...