segunda-feira, 20 de maio de 2013

Porto campeão 2012/2013


O FC Porto não deixou os seus créditos por mãos alheias, e foi a Paços de Ferreira confirmar o favoritismo à conquista do título granjeado a semana passada depois da vitória sobre o Benfica no Dragão. Os portistas adiantaram-se no marcador logo aos 22 minutos num lance polémico, quando o defesa pacense Ricardo trava alegadamente em falta James Rodriguez, com o colombiano a cair na àrea, ganhando o penalty e a expulsão de Ricardo. A falta, a existir, terá sido cometida ainda fora da àrea, e mesmo a mostragem da cartolina vermelha terá parecido exagerada. Lucho converteu o castigo máximo, o Porto estava em vantagem e a jogar contra dez, e a festa azul e branca começava a fazer-se nas bancadas da Mata Real. Sem espinhas foi o segundo golo, obtido aos 52 minutos por Jackson Martinez. O artilheiro da prova recebeu a bola no centro da área adversária em posição legal e fuzilou a baliza da Cássio, dissipando de vez todas as dúvidas quanto ao nome do campeão. O FC Porto conquistou o 27º título, o vigésimo do reinado de Pinto da Costa. O reinado dos dragões no passado recente parece inquestionável: 7 títulos nos últimos 8 anos, 9 nos últimos 11, 14 nos últimos 20. O resto são excepções que confirmam a regra.


Entretanto na Luz os adeptos do Benfica ocorreram em massa, com uma tímida esperança que o Porto escorregasse na capital do móvel. Contudo ao intervalo o título parecia uma miragem ainda mais distante, com os portistas em vantagem no norte, e o Moreirense a surpreender os encarnados, graças a um golo de Vinícius aos 42 minutos. Ma segunda parte a maior qualidade do futebol do Benfica veio ao de cima, com Cardozo e Lima a darem a volta ao resultado. O brasileiro daria mais expressão à vitória com a conversão de uma grande penalidade já nos descontos - curiosamente aos 92 minutos, hora fatal para os encarnados no momento das grandes decisões. No final ambas as equipas não tinham motivos para festejar: o Benfica perdeu o título para o FC Porto, e o Moreirense regressa à Liga de Honra.


O Sporting terminou a pior época de sempre com a vitória mais robusta da temporada. Os leões foram a Aveiro derrotar o Beira Mar por 4-1, com dois golos de Adrien Silva e outros tantos de Van Wolfswinkel, que está de saída para o Norwich, da Premier League inglesa. O Sporting termina num inédito sétimo lugar, atrás do Estoril e do Rio Ave, que vençeram fora. Os estorilistas conseguiram mesmo garantir um quinto lugar que lhes garante a presença numa eliminatória da Liga Europa. O Beira Mar acompanha o Moreirense na descida à Liga de Honra.

Sem comentários: