Na manhã do dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República em Portugal. 99 anos anos depois, na madrugada do dia 11 de Agosto de 2009, foi restaurada a monarquia. Pelo menos por alguns momentos. Alguns elementos designados por "ala monárquica" do blogue
31 da Armada marchatram até aos passos do concelho em Lisboa, retiraram a bandeira municipal e içaram a bandeira da monarquia. Pode-se ler no comunicado do blogue em causa:
Daqui posto de comando do Movimento do 31 da Armada:
Durante a madrugada de ontem, e apesar da forte vigilância policial, elementos do 31 da Armada (Darth Vaders) subiram heroicamente até à varanda do Paços do Concelho e hastearam a bandeira azul e branca.
Há 99 anos atrás, no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a república. O resto do país ficou a saber por telegrama.
Hoje, aproveitando as férias de verão e numa inédita acção de guerrilha ideológica, foi restaurada a legitimidade Monárquica. Podem permanecer calmos nas vossas casas: foi restaurada a Monarquia. E o país fica a saber pela internet. A acção foi devidamente filmada e o video será disponibilizado ao final da tarde.
É o contributo do 31 para as comemorações do centenário da república. Com esta atitude, os bloguistas do 31 da Armada deram não só um abanão na "silly season", como demonstraram uma coragem ímpar. Sou contra monarquias e regimes afins, onde o chefe de estado não precisa de fazer mais nada a não ser nascer para ser titular do poder, mas os rapazes do 31 têm pêlo na venta. Vão para além de ficar com o cuzinho sentado em frente ao PC a arrotar postas de pescada, e passaram das palavras aos actos. Isto ao contrário de
outros cães que ladram, ladram, mas morder que é bom, nada. Parabéns ao pessoal do 31 da Armada, e não se preocupem. No Burocratogal não há forma nenhuma de irem parar à prisão. E tinham que ir porquê?
Sem comentários:
Enviar um comentário