sábado, 22 de agosto de 2009

Os riscos do consumo diário de alcool


Um novo estudo realizado na Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, revela que homens que bebem cerveja e licor (bebidas "brancas") regularmente têm maior tendência para desenvolver certos tipos de cancro do que homens que não bebem. A pesquisa foi realuzada em 3600 canadianos com idades compreendidas entre os 35 e os 70 anos, e os que tomaram pelo menos uma bebida por dia ficaram mais expostos a vários tipos de cancro - esófago, estômago, colón, pulmões, pâncreas, fígado e próstata - do que outros que só bebiam ocasionalmente, ou nunca.

Contudo a pesquisa determinou que a cerveja e os licores representam maiores riscos de contraír cancro - mas não o vinho. Em geral, as hipóteses de contraír cancro aumentam de acordo com a quantidade de alcool ingerido. Em muitos tipos de cancro identificados, os homens que bebem todos os dias têm mais hipóteses de os contraír do que homens que bebem regularmente, mas não todos os dias. No que toca ao cancro do esófago, por exemplo, homens que bebiam seis vezes por semana apresentaram um risco 83% maior que os apenas bebiam ocasionalmente.

Além disso, o estudo concluíu que o número de anos em que a prática de beber diariamente persiste, é determinante para o aumento dos riscos. Muitos estudos sugerem que a beber com moderação, mesmo que diariamente, é benéfico, sobretudo na prevenção de doenças cardíacas. Contudo este estudo revela mesmo moderamente, o consumo diário de alcool tem uma ligação directa com a incidência destes tipos de cancro - pelo menos no que toca aos licores e cerveja.

Andrea Benedetti, uma das responsáveis pelo estudo, afirma contudo que a decisão de deixar de beber todos os dias, mesmo que moderamente, não pode ser determinada por apenas um estudo. "Em termos de balançar o risco (de cancro) com os riscos de doenças cardiovasculares, as pessoas devem consultar o seu médico", disse Benedetti. Portanto já sabe, bom fim-de-semana, e se beber, opte pelo vinho. Se não beber, melhor ainda.

1 comentário:

Alcoólico Anónimo disse...

Eu só bebo uma garrafa de vinho tinto por dia. Suponho que isto seja um hábito saudável, uma vez que cortei totalmente com a cerveja.