sexta-feira, 21 de agosto de 2009

This year's model


Está aí o concurso Macau Cover Girl, um concurso de modelos bastante concorrido por jovens sonhadoras, que é mais um degradante exemplo da exploração da condição feminina. Perfeitamente vergonhoso. Já não bastava o regresso o ano passado do deprimente concurso Miss Macau, e agora isto. Segundo noticiou o Macau Daily Times em Março, a organização afirma que a vencedora "será um exemplo para a juventude de Macau, promovendo assuntos importantes para a sociedade, como o reconhecimento da cultura e do património histórico de Macau, e a consciencialização para o problema da droga". Isto no papel é assim, mas na prática torna as meninas carne para canhão. É que não vemos as candidatas a falar de património ou de problemas sociais. O que temos visto é muita chicha, muita pose, muito deslumbramento.

A mensagem que este concurso e outros do género passam é que existem oportunidades de ter sucesso na vida sem precisar de estudar, trabalhar ou competir em termos de inteligência, aptidão ou personalidade. Neste mundo cão, o melhor mesmo é usar o que Deus lhes deu para progredir na vida, sem precisar de se chatear muito. É o futebol para os meninos e a "beleza" para as meninas. Algumas das candidatas têm 15 anos. Quinze aninhos, meus senhores. O que estão os pais destas adolescentes a pensar? Que forma de escravatura é esta? Que meninas maiores e vacinadas se queiram sujeitar a este tipo de exposição na montra do talho é uma coisa, agora menores...

Foram apresentadas as doze finalistas, escolhidas com critérios que desconheço e é melhor nem saber. Devem ser os mesmos critérios atrozes a que obedecem concursos desta natureza. Todas em poses provocantes, a mandar beijinhos, a fazer carinhas ternas, enfim, em ataques de luxúria. Uma das candidatas diz que é "cool" e "bronzeada e selvagem", e é deste tipo de gente que precisamos para representar Macau e o seu património, ou para falar com outros jovens sobre problemas como a droga. Outra candidata tem consciência que "as pessoas têm uma má ideia das mulheres que aparecem nas capas das revistas",. e que isto "a incomoda". Pudera. Porque será?

É isto que Macau tem para oferecer em termos de cultura este Verão: um concurso de carniça patrocinado por uma revista em inglês, com informação completamente em inglês, e até a página do Facebook dedicada ao concurso é completamente em inglês, e até os seguidores portugueses comentam em inglês. Já sei que muitos leitores vão discordar deste ponto de vista, que acham aquilo giro, que "as gajas são boas" e "quem não gosta não coma". Mas eu sinceramente não tenho pachorra e tinha que desabafar. Who will be Macau’s next local model? Mal posso esperar. Estou roído de curiosidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pior que isso Leocardo são as miúdas que são umas botas da tropa!...Nem a brazuca se safa! É realmente deprimente...

Anónimo disse...

Oh Leocardo nao gostas de gajas boas?quanta hipocrisia no teu artigo,isso é um concurso de moda não de concurso para ver quem tem mais habilitações.A menos que tem todas so a 4ªclasse.