domingo, 9 de fevereiro de 2014

Liga de Elite - 1ª jornada


Arrancou este fim-de-semana a Liga de Elite, o campeonato de futebol de 11 de Macau. Este ano a liga é disputada por apenas 9 equipas, e com um atraso de mais de um mês. Isto deveu-se às desistências do histórico Lam Pak, nove vezes campeão de Macau, e a sua equipa-satélite, o Lam Ieng, e ainda do Kuan Tai. Para o seu lugar entraram as formações do Kei Lun e dos Sub-23 da AFM, não sendo convidada qualquer equipa do segundo escalão, de onde foram promovidos o Lai Chi e o Sporting de Macau. A existência de um número ímpar de equipas na liga implica que uma delas tenha que folgar em cada ronda, e nesta 1ª jornada a sorte determinou que fosse o Windsor Arch Ka I, campeão do território entre 2010 e 2012.

As temperaturas baixaram subitamente este fim-de-semana, trazendo também a chuva, que caíu hoje com mais intensidade, e foi numa tarde cinzenta que Benfica de Macau e PSP entraram no Estádio de Macau, na Taipa, para dar início à edição de 2014 da Liga de Elite. O Benfica, vice-campeão na época passada, é um dos favoritos ao título este ano, e é treinada pelo experiente Daniel Pinto, vulgo "Dani", que regressa às funções de técnico no campeonato principal após a extinção da equipa da Casa do FC Porto, há dois anos. Os encarnados eram claramente favoritos frente à formação da PSP, tradicionalmente composta por agentes da polícia do território, mas suaram as estopinhas para levar os três pontos. O emblema da águia realizou uma exibição cinzenta como o tempo que fazia nessa tarde, e o único golo do encontro chegou aos 65 minutos por Bruno Martinho, na cobrança de um livre directo. O Benfica revelou alguma falta de entrosamento, o que significa que Dani tem muito trabalho pela frente se quiser confirmar o estatuto de candidato ao título da sua equipa, mas houve mérito da parte dos policiais, que prometem ser uma dor de cabeça para as equipas mais fortes.

Também no Sábado, às 16:00, entravam em campo as formações do Kei Lun, despromovido no ano passado mas repescado depois das já referidas desistências, e o Lai Chi, promovido à Liga de Elite como 2º classificado da II divisão em 2013. As duas equipas estão fadadas para lutar pela manutenção, mas ontem em campo ficou patente uma grande diferença entre ambas, com o Lai Chi a golear por 4-0. Os golos apareçeram todos na segunda parte, com Au Ip Nam a apontar dois, enquanto Chan Tin Lok e Pang Chi Hang apontaram um cada. O Kei Lun parece voltar a ser uma das formações mais fracas, não demonstrando grandes progressos em relação à temporada passada, quando obteve apenas sete pontos, seis deles contra os Sub-23, que perderam todos os jogos. O Lai Chi mostrou ter-se preparado para enfrentar o escalão principal, restando observar como se comporta contra uma equipa mais competitiva. Não será na próxima jornada, uma vez que o Lai Chi vai folgar, mas no dia 22 enfrentam o Windsor Arch Ka I, no que promete ser um teste às suas verdadeiras capacidades.

Já este Domingo aconteceu aquela que pode ser considerada a grande surpresa da ronda inaugural - ou talvez não. O campeão Monte Carlo, que mantém a mesma estrutura do ano passado e com mais alguns reforços, estreava-se contra o recém-promovido Sporting, mas não conseguiu comprovar o seu favoritismo, saíndo derrotada por dois golos sem resposta. Os golos surgiram na primeira parte, em apenas cinco minutos; primeiro por Bruno Brito, aos 35 minutos, e quatro minutos depois por Luís Ferreira, na conversão de uma grande penalidade. O Monte Carlo não conseguiu reagir, e entra no campeonato com o pé esquerdo. Caso se confirme que a luta pelo título será a três, com o Benfica e o Ka I a tentar destronar os "canarinhos", estes são 3 pontos perdidos contra um "offsider". O Sporting apresenta-se com um plantel com mais qualidade do que aquele que disputou os escalões secundários nos ultimos anos, mas o discurso passa por estabelecer como meta a manutenção na Liga de Elite. Para começo, não está nada mal, e vamos ver onde pode a equipa de João Maria Pegado chegar a partir daqui.

A ronda encerrou com o encontro entre o Chau Pak Kei e os Sub-23, que jogaram debaixo de uma chuva "chatinha" durante toda a partida. O Chau Pak Kei foi sétimo em 2013, enquanto os jovens patrocinados pela AFM contaram por derrotas os 18 jogos realizados, não conseguindo somar qualquer ponto. Os primeiros eram claramente favoritos, e acabariam por confirmer esse favoritismo com uma vitória por quatro bolas a zero, com dois golos em cada metade do desafio. O jovem angolano Aureo Peio abriu o marcador aos 32 minutos, e fechou a contagem aos 83, e pelo meio o brasileiro Diego Patriota marcou aos 45, de penalty, e Cheong Kin Chong fez o 3-0, no quinto minuto após o reatamento. A 2ª jornada jornada realiza-se no próximo fim-de-semana com as partidas Sporting-Sub-23 e Ka I-Benfica (Sábado), e Kei Lun-Chau Pak Kei e Polícia-Monte Carlo (Domingo). Folga o Lai Chi.

Classificação:

Lai Chi-1 1 0 0 4-0 3
Chau Pak Kei-1 1 0 0 4-0 3
Sporting-1 1 0 0 2-0 3
Benfica-1 1 0 0 1-0 3
Ka I-0 0 0 0 0-0 0
Polícia-1 0 0 1 0-1 0
Monte Carlo-1 0 0 1 0-2 0
Sub-23-1 0 0 1 0-4 0
Kei Lun-1 0 0 1 0-4 0

Sem comentários: