sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Conheça a "bicha muda"


De quando em vez, o Brasil produz fenómenos de difícil explicação, e talvez isto se justifique com a sua condição de quinto maior país do mundo, com uma vastidão e população variada, onde se encontra alguma da fauna mais "esquisita". Há cinco anos o coração dos brasileiros foi arrebatado por um transsexual de nome João dos Reis Filhos, natural do Ceará, mais conhecido por "bicha muda", devido ao facto de ser surdo-mudo. Num programa do canal privado TV Vale Verde, a "bicha muda" dá uma pequena entrevista onde tudo o que diz é "bem, bem, bem, bem", numa pronúcia quase ininteligível, dando a entender que isto é tudo o que sabe dizer. Nascia o mito, um dos favoritos nas partilhas entre utilizadores da rede, e ficou a pergunta no ar: como é que um surdo-mudo se torna transsexual? E partindo do pressuposto que ganha a vida oferecendo favores sexuais, que gente doentia o procura? Perdoem-me a curiosidade, mas isto faz-me confusão.


A breve aparição televisiva que deu a conhecer a "bicha muda" tornou-se naquilo que em linguagem de internet é conhecido por "meme" - um vídeo, imagem ou media que milhões partilham, imitam, editam, e que durante uns tempos é moda. A monofonia da "bicha muda" deu origem a esta montagem, onde se escuta o seu "bem, bem, bem, bem" no fundo da música do êxito "Poker Face", de Lady Gaga. Estranho? Sim. Cruel? Claro. Lembrar-se-ia de algo assim? Nunca! Engraçado? Não...hilariante!


O momento alto, e na minha opinião o mais lamentável, deu-se em 2011, quando a "bicha muda" aparece no show de talentos "Idolos", sob o nome de "Mudinha do Juazeiro". O infeliz propõe-se a cantar o tema "I Will Always Love You", o clássico de Whitney Houston. Sendo surdo-mudo, e portanto nunca tendo escutado a música ou fazendo a minima ideia de como se canta, a "bicha muda" limitou-se a uivar, completamente fora do ritmo da canção, ou de algo que se assemelhe. Enquanto o público aplaudia, o júri assistia incrédulo, e um dos seus elementos chegou mesmo às lágrimas (uma mulher, claro). Eu acho isto escandaloso, e fosse um dos júris, levantava-me e ia embora, recusando-me a fazer de cúmplice desta palhaçada. Reparem nos comentários do idiota nos bastidores. Patético.


Numa última tentativa de capitalizar na sua estranha popularidade e assim atingir a imortalidade (e conseguir um bom emprego, já agora), a "bicha muda" concorreu para vereador na sua terra natal, a localidade cearense de Juazeiro do Norte. A sua candidatura foi impugnada, pois o artigo 15º da lei federal impede pessoas menores de 16 anos, sofrendo de doença mental ou incapazes de se candidatarem a cargos públicos, e isto inclui os surdos-mudos, que não conseguem exprimir com clareza a sua vontade. Os advogados da "bicha muda" contestaram a impugnação, alegando que o seu cliente é ciente, comunica por mímica e sabe ler e escrever perfeitamente, como uma pessoa normal. A comunidade "gay" fala de discriminação, e toda esta doentia "bichamudamania" ficou por aqui, e ainda bem. Pelo menos por enquanto, pois assim que se escutem os seus murmúrios de angústia, ele/a voltará para deixar a marca da sua passagem pelo mundo. Assustador. E triste.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu ri... acho que vou para o inferno.

:)