quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Pace-car" na Premier League


Realizou-se mais uma jornada a meio da semana na Premier League, a 26ª, com jogos na terça-feira e ontem. A ronda ficou incompleta devido ao adiamento de duas partidas. Na terça aconteceu uma meia surpresa no The Hawthorns, onde o Chelsea não foi além de um empate a uma bola frente ao West Bromwich Albion. A equipa da casa, que não vence para a Premier League desde 1 de Janeiro e ocupa um preocupante 18º lugar, viu-se em desvantagem com um golo de Branislav Ivanovic, mesmo em cima do interval, mas empatou aos 87 pelo nigeriano Victor Anichebe. Noutras partidas desse dia destaque para o West Ham, que venceu por 2-0 o Norwich e juntou-se ao grupo dos 10ºs classificados, como os mesmos pontos do Swansea e do Aston Villa. Os "villains" foram ao País de Gales empatar a zero frente ao Cardiff, enquanto o Southampton vencia fora o Hull City pela margem minima, ascendendo ao 8º lugar por troca com o Newcastle.


Já ontem jogo grande, com duas das melhores equipas da Premier dos últimos anos a encontrarem-se em Londres, casa do Arsenal, que recebeu o (ainda) campeão Manchester United. O Arsenal vinha de sofrer uma goleada de 5-1 em Anfield Road, frente ao Liverpool, entre notícias que davam conta de instabilidade no balneário dos "gunners", com jogadores desavindos e outros a violarem a disciplina imposta pelo clube. O Manchester United é o que se sabe; ocupa um humilde sétimo lugar e tem perdido pontos atrás de pontos, tornando a vida muito complicada ao treinador David Moyes, que entrou este ano para o lugar do mítico Alex Ferguson. Perante este cenário, o 0-0 final é o resultedo que assenta que nem uma luva aos dois emblemas em crise, perdendo o Arsenal a oportunidade de se isolar no comando, mercê do empate do Chelsea no dia anterior.


Em Manchester a chuva e o mau estado do terreno impediu a realização da partida entre o City e o Sunderland, enquanto em Liverpool foi adiado o encontro entre o Everton e o Crystal Palace, devido ao desabamento de um edifício na área do Goodison Park, que levantou questões de segurança que levaram ao cancelamento do jogo. Quem aproveitou o descanso obrigatório dos "citizens" foi o Liverpool, que suou as estopinhas para vencer no reduto do Fulham, último classificado, que vendeu muito cara a derrota. Os "cottagers" estiveram mesmo em vantagem por duas vezes, primeiro quando Kolo Touré marcou na própria baliza aos 8 minutos, e depois com um golo de Kieran Richardson aos 61, depois de Dean Sturridge ter empatado aos 41. A equipa de Brendan Rodgers precisou de arregaçar as mangas, empatou aos 72 por Philipe Coutinho, e já com o português João Carlos em campo marcaram o golo que valeu três pontos já nos descontos, com um penalty convertido pelo capitão Steven Gerrard.


Em St. James Park o Newcastle acentuou a crise, ao ser goleado pelo Tottenham por 4-0. O togolês Emmanuel Adebayor voltou em estar em destaque ao apontar dois golos, enquanto o brasileiro Paulino e o belga de origem marroquina Nacer Chadli fizeram um cada. Os "magpies" de Alan Pardew somaram a sexta derrota nos últimos oito jogos, enquanto os Spurs reforçaram o quinto posto, a três do Liverpool e a sete do líder Chelsea, trazendo à Premier League um maior equilíbrio em termos de classificação. Na outra partida da jornada o Stoke City empatou em casa a uma bola frente ao Swansea.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 26 57
2 Arsenal 26 56
3 Manchester City 25 54
4 Liverpool 26 53
5 Tottenham Hotspur 26 50
6 Everton 25 45
7 Manchester United 26 42
8 Southampton 26 39
9 Newcastle United 26 37
10 Swansea City 26 28

Sem comentários: