quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fora é que está o ganho


Realizaram-se na madrugada de ontem e terça quatro dos jogos da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, com a particularidade de todas as equipas que jogaram fora de casa terem saído vencedoras. O destaque vai para os franceses do Paris SG, que foram à Alemanha bater o Bayer Leverkusen por 4-0, carimbando praticamente a passagem para os quartos. Blaise Matuidi inugurou o marcador logo aos 3 minutos, e ainda antes do interval o sueco Zlatan Ibrahimovic puxou dos galões de jogador de classe, e apontou dois golos, aos 39 de "penalty" e aos 42. O Bayer, que mostrou não ter estofo para chegar longe nesta prova, chegavam ao intervalo em desvantagem por três golos, nunca mais se encontraram e ainda permitiram que os franceses ampliassem a vantagem, por Yohan Cabaye a dois minutos dos noventa.


No City Ground, em Mamchester, a equipa da casa recebeu o Barcelona, num confronto de "gigantes", com muitos milhões de euros em campo no conjunto dos dois plantéis, e alguns dos melhores jogadores do mundo. Os catalães tiraram vantagem da maior experiência nestas andanças - o City chega pela primeira vez a esta fase - e venceu por duas bolas a zero, levando uma confortável margem de manobra para o jogo do Nou Camp, dentro de duas semanas. Lionel Messi marcou o primeiro de "penalty", aos 54 minutos, e já no cair do pano dois brasileiros do plantel "blaugrana" assinam o segundo, com Neymar a assistir o defesa Dani Alves, que não perdoou.


Já na madrugada de ontem jogaram-se mais duas partidas, e mais uma vez os visitantes com razões para sorrir. No San Siro o AC Milan confirmou o mau momento, perdendo por uma bola a zero com o Atletico Madrid, com golo de Diego Costa. Num jogo muito táctico, os "colchoneros" conseguiram um golo valioso a sete minutos do fim, tornando-se agora os favoritos a passer a eliminatória. E equipa de Diego Simeone, que um dos vértices do tridente que lidera o campeonato espanhol, somou mais uma vitória num campo difícil, enquanto os italianos parecem não sair da crise. Em 9º lugar na Serie A, os "rossoneri" vão precisar de arregaçar as mangas se quiserem vencer no Vicente Calderon, e seguir em frente na Liga dos Campeões.


Finalmente em Londres, onde o Arsenal, cliente habitual das fases mais adiantadas desta prova, poderá ter comprometido a passagem aos quartos-de-final, ao perder por 0-2 no Emirates Stadium frente ao Bayern de Munique. Os alemães, actuais detentores do troféu, ainda não encontraram um adversário à altura este ano, liderando invictos a Bundesliga e já com dois troféus internacionais no bornal: a Supertaça Europeia e a Liga Mundial de Clubes. A partida foi rica em incidências na primeira metade, com os arsenalistas a desperdiçarem uma grande penalidade aos 8 minutos, por Mezt Ozil, e aos 39 foi a vez do austríaco David Alaba desperdiçar um castigo máximo para os teutónicos, num lance emque o guardião Sczescny foi expulso. Na etapa complementar, ae a jogar contra dez, os bávaros agora treinados por Pep Guardiola conseguiram afirmar o seu domínio, com os dois golos completamente de fabrico alemão: Toni Kroos aos 54 minutose Thomas Muller aos 88, ambos a passe do lateral Phillip Lahm. Arsene Wenger precisará agora de idealizar uma estratégia genial para contrariar o esmagador favoritismo dos alemães.

Sem comentários: