segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A pergunta


Este vídeo, ou melhor, um semelhante a este andou no final da passada semana a circular nas redes sociais, mas apenas tive a oportunidade de o visualizar, e fiquei completamente esclarecido sobre as razões da polémica gerada em seu torno. Fiquei eu e terá ficado também a Benfica TV, que retirou do canal YouTube o original, e este que aqui vemos é o comentário de um utilizador.

Nele vemos uma entrevista com o jogador Sílvio, do plantel do Benfica, para o programa "Alta Fidelidade", do canal de TV do clube, e da responsabilidade do jornalista Carlos Dias da Silva - depois disto há quem tenha questionado se o tipo é realmente jornalista, e agora junto-me ao coro dos indignados e vou ainda mais longe: estará Carlos Dias da Silva no uso pleno das suas faculdades mentais? O programa é transmitido pela Benfica TV há mais ou menos seis meses, e existe já uma colecção de momentos menos felizes da parte do entrevistador, mas nada comparado com isto que aqui vemos.

A entrevista decorre no jardim da casa do jogador, em Cascais (que bem...), e Carlos Dias da Silva começa por o elogiar, dizendo que é alguém que "fala muito bem português", e que "tem esse cuidado", ou ainda que "sabe coisas e lê livros". De facto, lê livros com os olhos, enquanto respira oxigénio. Eu também fiquei supreendido com a qualidade do português de Sílvio, especialmente atendendo ao facto de ele ser...português. Depois de uma pequena introdução sobre o percurso do atleta, diz que tem uma pergunta para lhe fazer, e se ele "está preparado". Depois de criar um ambiente do tipo "one million dollar question", remata: "Sílvio...trocavas a tua carreira pela vida do teu pai?".

Quando vi o vídeo pela primeira vez, não fazia ideia qual era o motivo pelo qual foi tão comentado, e não sabia que o pai de Sílvio tinha falecido - e porque haveria de saber? Por isso fiquei durante alguns segundos a pensar que este Carlos Dias da Silva era na realidade Satanás, e que andava pelo mundo a colher almas imortais fazendo este tipo de propostas. "Vais ser melhor que o Cristiano e o Messi juntos, mas em troca fico com a alma do teu pai. Uahahahah!". E depois reparem no ar lânguido com que faz a pergunta. Sabem o que é que me fez lembrar? Exacto. "Sílvio...trocavas a tua carreira pela vida do teu pai? Boa noite, sou a Manuela Moura Guedes".

Tenho a certeza que a pergunta não tinha sido preparada, a julgar pela reacção do jogador. Ficamos a saber que o senhor seu pai faleceu quando ele tinha 14 anos, que sempre apoiou o filho na sua carreira de futebolista enquanto jovem, e Sílvio acaba por responder que sim, que fazia esta troca, enquanto evidenciava uma visível consternação. Ainda bem que reagiu assim, pois se não tivesse demonstrado qualquer emoção, o tipo ia por ali fora: "Olha lá ó Sívio, imagina que de repente ficavas paraplégico e nunca mais podias andar ou ir sozinho à retrete, quanto mais jogar à bola. Mas quem ia empurrar a cadeirinha era o teu defunto pai. Que tal?".

Eu próprio já perdi o meu pai há alguns anos, apesar de não me comovo facilmente com referências a este facto, que acaba por acontecer a todos - pelo menos é natural que assim seja. No entanto aceito que cada um reaja de maneira diferente, e a julgar pelo ar do Sílvio, este é um assunto que lhe toca profundamente. Uma vez que se encontrava no seu jardim, não teria ali uma pá à mão de semear para amassar o focinho deste bronco? O tipo ainda nos deixa saber que "fez a mesma pergunta ao Garay", a propósito do falecimento da avó deste. Imagino este sádico a andar pelo centro de estágio do Seixal, a inquirir sobre jogadores do Benfica que tenham perdido um ente querido, e depois ir assediá-los com este tipo de perguntas parvas.

Uma vez que este vídeo se tornou viral, foi bastante comentado e a esmagadora maioria das reacções expressas foram de indignação, gostaria de saber o que tem este Carlos Dias da Silva a dizer em sua defesa. Provavelmente nada, e ainda vai pensar que foi "um bonito momento de televisão". Depois fico a pensar ainda nos milhares de jovens que saem todos os anos das universidades com um curso de comunicação social e vão directamente para o desemprego, enquanto este Carlos Dias da Silva ainda é pago para isto. Mas depois lembrei-me: "afinal é apenas a Benfica TV". Ah pronto, assim o caso muda de figura. Há coisas que por muito difíceis sejam de justificar, têm sempre uma explicação.

Sem comentários: