domingo, 23 de fevereiro de 2014

Liga de Elite - 3ª jornada


Mais um fim-de-semana, mais uma jornada da Liga de Elite de Macau, desta feita a 3ª. A ronda foi inaugurada pela partida Ka I-Lai Chi; os primeiros foram tri-campeões do território entre 2010 e 2012, terceiros na época passada atrás de Monte Carlo e Benfica, e depois de folgarem na jornada inaugural empataram sem golos na segunda ronda precisamente frente às águias. O Lai Chi, promovido esta época da II Divisão, goleou a frágil formação do Kei Luen na 1ª jornada por 4-0, e folgou no fim-de-semana passado, pelo que partia em vantagem pontual para este jogo contra uma equipa teoricamente superior. E até começou bem, o Lai Chi, adiantando-se no marcador logo aos 3 minutos por intermédio de Kong Hou Chi, mas o golo fez despertar o Ka I, que empataria cinco minutos depois por Gustavo Oliveira. A equipa patrocinada pelo empreendimento urbanístico Windsor Arch puxou dos galões e marcaria por mais duas vezes antes do descanso, golos da autoria do contingente chinês: Ho Man Hou daria vantagem ao Ka I aos 30 minutos, e em cima do intervalo Lee Keng Pan fazia o 3-1. Na segunda parte foram os africanos a fazer o gosto ao pé, primeiro o nigeriano Christopher Nwarou, e já nos descontos o cabo-verdiano Alison Brito fazia o 5-1 final. Um resultado que espelha a realidade das duas equipas, e diz tudo das suas ambições.

A seguir deu-se uma surpresa, com os Sub-23 a vencerem a Polícia por 1-0, obtendo a primeira vitória para o campeonato desde 2012. A formação da PSP, orientada por Ka Li Man, vinha dando boa conta de si, perdendo para o Benfica pela margem minima na ronda inaugural, e conseguindo um surpreendente empate frente ao campeão Monte Carlo no fim-de-semana passado. Os jovens patrocinados pela Associação de Futebol de Macau perderam todas as partidas realizadas na Liga de Elite de 2013, vindo a ser repescados devido às desistências de três equipas antes do arranque desta temporada. Posto isto, os policiais eram amplamente favoritos, mas deixaram-se surpreender pelos jovens da AFM, com um golo da autoria de Ho Ka Seng, estava decorrido o minuto 38 da partida.

Esta tarde jogo grande entre o Benfica e o Monte Carlo, vice-campeão e campeão de 2013. O Benfica teve um início de época positivo mas pouco convincente, batendo a PSP pela margem minima e empatando a zero com outro candidato ao título, o Ka I. O Monte Carlo, que veio para esta partida com apenas um ponto em dois jogos, estava obrigado a vencer, caso não quisesse perder o contacto com os lugares de topo da tabela. E foi isso que fez: os "canarinhos" venceram as águias por 2-1 num jogo muito rijo, disputado, com algumas quezílias e vários cartões. Rodrigo adiantou o Monte Carlo de "penalty" aos 31 minutos, mas Nicholas Torrão restabelecia a igualdade dois minutos depois, e Falcão (tantas aves...) dava o golpe final nas pretensões da equipa de Dani, dando os três pontos à equipa de Firmino Mendonça. Ambas as formações terminaram a partida reduzidas a dez elementos, com Nicholas Torrão e Paulo Cheang a serem expulsos por acumulação de amarelos, já nos últimos dez minutos do encontro.

Finalmente o Sporting-Kei Lun, que encerrou a jornada. Os leões tinham a oportunidade de se isolarem na liderança do campeonato, mercê do facto do Chao Pak Kei ter folgado nesta ronda, e perante aquela que é provavelmente a equipa mais fraca desta Liga de Elite, não desperdiçaram esse ensejo, vencendo por 3-0. Contudo o Kei Lun complicou a vida à equipa de João Maria Pegado, que só marcou na etapa complementar, mas com os três golos a chegar em sete minutos. Bruno Lobo duas vezes e Jardel foram os autores dos tentos leoninos. O Sporting subiu da II Divisão o ano passado, mas lidera só com vitórias e sem qualquer golo consentido.

Classificação:

Sporting-3 3 0 0 7-0 9
Chao Pak Kei-2 2 0 0 11-2 6
Monte Carlo-3 1 1 1 3-4 4
Ka I-2 1 1 0 5-1 4
Benfica-3 1 1 1 2-2 4
Lai Chi-2 1 0 1 5-5 3
Sub-23-3 1 0 2 1-6 3
Polícia-3 0 1 2 1-3 1
Kei Lun-3 0 0 3 2-14 0

Sem comentários: