domingo, 16 de fevereiro de 2014

O fim da Saga


Faleceu ontem em Paris vítima de doença rara o cantor português Graciano Saga, anunciou a sua família. De acordo com a sua filha Gloria Braga Pagneux, Saga sofria de uma doença degenerativa no cérebro, para a qual não existe cura e que atinge apenas uma em cada milhão de pessoas, e estava internado em estado crítico desde o início deste mês. Após a divulgação do óbito, a sua página no Facebook ficou repleta de mensagens de pesar, dando a entender que estamos aqui na presença de um mito português em terras gaulesas ainda maior que Linda de Suza...ou Pauleta.

Saga nasceu há 66 anos em Viana do Castelo, mas viria a radicar-se em França onde teve uma carreira musical completamente dedicada a um tipo de público: os emigrantes portugueses. É fácil de entender, olhando para o título de algumas das suas canções: "Emigrante Português", "Vem Devagar Emigrante", "Amiga Emigrante", "Cantor Emigrante", "Sou Português Distante", "Quando a Saudade Aperta", ou "Entre Duas Nações". Outra temática privilegiada pelo artista era a família, com temas como "Mãezinha do Meu Coração, "Perdoa-me, Mãe", "Volta, Pai", "Quem é o Pai do Bebé", "Porque Choras, Criancinha" ou "Voltei, Mãezinha", ou ainda a religião, presente em canções como "Vai, Vai com Deus", "Amor Sagrado", "No Ritmo da Paz" ou "Nossa Senhora da Boa Viagem". Outros são mais difíceis de inserir num contexto: "Mulher Peluda", "Deixem o Pimba em Paz ou "Com a Coxa Dura".

Graciano era conhecido pelos seus concertos, onde os emigrantes aderiam em massa, levando-os ao êxtase com a emoção que colocava na interpretação das canções que exacerbavam a saudade e a distância. Não posso deixar de achar tristemente irónico que se dedicasse tão apaixonadamente a cantar para os emigrantes portugueses, demonstrando-lhes um apoio incondicional, e que depois vá gravar um tema a criticar a imigração chinesa em Portugal, recorrendo para isso a estereótipos, como é prova o tema "Xing Xing Xai", onde não falta sequer aquela irritante introdução com música pseudo-chinesa. Bem, que vá com os anjinhos e descanse em paz.

Sem comentários: