sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Europa discreta para as equipas portuguesas


Foi uma jornada europeia negativa para as equipas portuguesas, com dois empates e três derrotas entre os cinco participantes da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Depois das derrotas do Porto e do Benfica, foi a vez do Estoril perder na partida da segunda jornada do grupo H, no terreno dos checos do Slovan Liberec por 1-2. Os locais marcaram primeiro, e pouco depois os "canarinhos" viram-se reduzidos a dez elementos por expulsão do defesa Bruno Miguel, autor do golo na partida anterior frente ao Sevilha, na Amoreira. Mesmo em inferioridade numérica a equipa da linha empatou, através de Luís Leal, mesmo em cima do intervalo. O Slovan Liberec, um nome com pouco peso mas mais experiência que o Estoril nas lides europeias, acabaria por garantir a vitória na etapa complementar, mas sofreu para garantir os três pontos, e acabaria por ter também um jogador expulso na parte final do encontro. Com esta derrota a equipa de Marco Silva compromete o apuramento, encontrando-se no último lugar do seu grupo com zero pontos, a um dos alemães do Friburgo, que perderam por 0-2 em Sevilha. A equipa portuguesa joga o tudo ou nada com esta equipa alemã na dupla jornada que se segue.


O V. Guimarães conseguiu provavelmente o resultado mais positivo das equipas portuguesas, ao empatar em França frente ao Lyon a um golo, mantendo a liderança do grupo I. Os vimarenenses chegaram inclusivé a estar em vantagem, graças a um golo de Maazou aos 39 minutos. Os franceses, que eram teoricamente favoritos, empatariam aos 53 por Gonalons, mas não conseguiram confirmar o seu estatuto, esbarrando na organizada defensive dos "conquistadores". Os minhotos lideram com quatro pontos, mais dois que Lyon e Betis, e mais três que o Rijeka. Croatas e espanhóis empatariam também a um golo na casa dos primeiros.


Finalmente jogou o P. Ferreira de Costinha, que ganhou um novo alento após a vitória por 4-3 para o campeonato na Madeira frente ao Marítimo. Os pacenses conseguiram pontuar, mas o resultado fica a saber a pouco, tendo em conta que o adversário era o Pandurii da Roménia, e o jogo em território luso. Os romenos, que eliminaram o Braga no "play-off", parecem dar-se bem com os ares do norte português, e marcaram logo aos cinco minutos por Momcilovic. O Paços reagiu como pode, e empataria aos 49 por Rui Miguel, mas ficou-se por aí, falhando uma segunda vitória consecutiva que serviria de um tónico para a equipa, e "salvaria" a participação portuguesa nesta semana europeia. A Fiorentina foi à Ucrânia bater o Dniepr por 2-1, e lidera com seis pontos, contra três dos ucranianos, com P. Ferreira e Pandurii a partilhar o último lugar com um ponto cada.

Sem comentários: