terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Leão com estrela



O Sporting conquistou nove pontos na 19ª jornada da Liga Sagres, ou seja, venceu o seu compromisso em casa frente à Académica e viu os rivais FC Porto e Benfica perder nas deslocações ao Marítimo e ao P. Ferreira, respectivamente - uma conjugação de resultados a favorecer os leões que não acontecia há dez épocas. E os leões estariam longe de imaginar que seriam tão beneficiados no último fim-de-semana, após a vitória complicada frente aos estudantes pela margem mínima. O japonês Tanaka voltou a ser decisivo, pois apesar de não ter sido o autor do golo, foi o obreiro do lance concluído por João Mário.



O FC Porto foi à Madeira, terreno tradicionalmente complicado para os Dragões, e perdeu para o campeonato pela nona vez em 35 jogos realizados no Funchal (em casa consentiu apenas dois empates). O golo dos insulares foi obtido por Bruno Gallo aos 32 minutos, numa das duas únicas vezes que fizeram remates à baliza de Fabiano, e apesar do maior domínio territorial do Porto e o facto de jogarem os últimos 15 minutos com dez elementos, os pupilos de Leonel Pontes tiveram o mérito de ser a primeira equipa a vencer os portistas fora do Estádio do Dragão esta temporada.



A ronda ficaria concluída com o P. Ferreira-Benfica, e os encarnados tinham na Mata Real a oportunidade de aumentar a vantagem sobre o Porto para nove pontos. Poucos esperariama que os pacenses, que somaram apenas um ponto nos últimos quatro jogos e não venciam para o campeonato desde 14 de Dezembro, e ainda deixaram as águias em branco pela primeira vez desde Abril de 2012. Muito mérito para a equipa de Paulo Fonseca (que seria expulso por protestos ao árbitro) mas também faltou alguma ponta de sorte aos campeões nacionais, que desperdiçaram uma grande penalidade por Lima aos 19 minutos do primeiro, enquanto Sérgio Oliveira converteu outra em cima dos 90 para os locais. O Benfica lidera com 46 pontos, contra 40 do Porto e 39 do Sporting.

Sem comentários: