quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Onde é que eu já vi este filme?



Confesso que tive sérias reservas em comentar esta "notícia", mas há coisas que por muitas descargas que demos, não descem pelo ralo da sanita abaixo. Pois bem, o humorista, actor e escritor Stephen Fry, de 57 anos, anunciou que vai contraír matrimónio - até aqui tudo bem, mais vale tarde que nunca. Fry, que actualmente apresenta o popular concurso televisivo "IQ", é abertamente homossexual, o que não é nenhuma novidade, pois tem sido uma das poucas celebridades LGBT que ainda vai evitando o mediatismo na sua forma mais debochada - até hoje. Sendo que prefere a companhia íntima de pessoas do mesmo sexo, e sendo permitido por lei fazê-lo, Stephen Fry vai casar com um homem, o seu actual companheiro Elliot Spencer, de 27 anos de idade. Tudo bem, uma diferença de idades considerável, nada de reprovável, pelo menos no papel, mas olhando para esta imagem do casal que vemos ali em cima, não posso deixar de pensar que há ali qualquer coisa que não bate certo. Peço mil desculpas, um milhão de perdões, chamem-me antiquado, careta, preconceituoso, tudo o que quiserem, mas para mim estão ali outro Carlos Castro e outro Renato Seabra; Fry parece um hipertenso à beira de um AVC, e o outro tipo aparenta ser bastante mais novo que os 27 anos que alega ter. Não que eu esteja a insinuar que está a mentir na idade, mas realmente tem um aspecto bastante mais jovem.



E parece que não sou o único a pensar desta forma, e respiro de alívio por saber que mais alguém ainda sabe distinguir o tolerável do ridículo. Não cresci com a noção de que o casamento de um homem com outro homem é "a mesma coisa" que o casamento entre um homem e uma mulher, o dito "convencional", e duvido que por muito progressista que alguém se considere, não consiga entender a diferença. A diferença na forma, claro, pois se juridicamente é permitido, como bom democrata não me resta senão aceitar, e quem sou eu para me colocar acima da vontade da maioria. De alguma maioria, pelo menos. Ao contrário do "affair" Castro/Seabra, o "jovem" neste díspar relacionamento não pretende nenhum "empurrão" na sua carreira, pois Elliot Spencer é já um argumentista de séries de humor mais ou menos conhecido, mas nada me diz que não há, não houve ou não haverá mais qualquer coisa ali que não apenas "amor". Mas Fry é conhecido por ser um homem inteligente, educado, com um sentido de humor refinado e um verdadeiro cavalheiro, sim senhor. E não é nenhuma "bicha louca", pois o único relacionamento amoroso que manteve foi entre 1995 e 2010, antes de conhecer este seu "príncipe encantado". Também não é menos verdade que é maníaco-depressivo, bipolar, e tentou suicidar-se várias vezes, a última delas em 2012 - tudo coisas que, tal como a sua sexualidade, assume e fala abertamente. Claro que só desejo o melhor para ele, e tem todo o direito de ser feliz, como qualquer outra pessoa, mas para isso o melhor é mesmo "keep it real", como vocês dizem. O casamento estaria combinado desde 23 de Dezembro último, e segundo o próprio Fry, na sua conta do Twitter, "gostaria que tivesse permanecido segredo". Eu também, meu caro. Eu também.

Sem comentários: