sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Zoófilia: afinal o que é?



Enquanto preparava um artigo para amanhã dedicado aos direitos dos animais (analítico, não partidário), deparei com uma confusão que nem as curvas mais sinuosas do infame Acordo Ortográfico conseguem servem de justificação: a definição de "zoofilia". Sempre dei como certo que "zoofilia" é o amor pelos animais, como aliás fez disso mote a União Zoófila Portuguesa (AZP), a apoiar os bicharocos desde 2001, recolhendo animais abandonados ou em risco, promovendo a vacinação e a esterilização, levando a cabo campanhas de sensibilização, facilitando adopções e fornecendo serviços de veterinária a preços mais acessíveis aos seus associados. Gente do bem, portanto, estes zoófilos. Contudo no lugar dos responsáveis, associados e amigos da AZP teria que me explicar muito bem quando fosse ao Brasil, e não seria de estranhar que um dia aparecesse à porta da sede da Av. Luís Bívar, no Saldanha, um grupo de brasileiros acusando a associação e os seus membros de praticar actos contra-natura com animais - no país-irmão é isso que "zoofilia" quer dizer. Exemplo:



Na página do grupo do Facebook "Direitos dos Animais" damos conta de um caso lamentável do estupro e morte de uma burra - não dá para saber muito bem o que veio primeiro. Em baixo lemos que foi "morta e estuprada", em cima, e lá está, fala-se em "Zoofilia seguido de morte". Portanto pressupõe-se que os autores daquele barbárico acto não terão propriamente desparasitado, alimentado e feito festinhas à burrita antes de lhe "fazer a folha". De volta cá abaixo temos um comentário de uma tal Luiza Marillac, que defende penas de cadeia para quem pratique a "zoofilia". Parece não existir dúvidas: aqui "zoofilia" significa "prática do coito com um animal". E agora, isto está bem ou está mal? (A designação, entenda-se, pois o acto em si é hediondo).





Ora eu digo que está mal; para mim um zoófilo é quem gosta de animais, e evitemos as confusões: "gosta" no sentido de que aprecia, tem simpatia por, e não no sentido de que sente atracção ou gosta de os comer. Não, um adepto de um bom frango no espeto não é um zoófilo. Temos o prefixo "zoo" que significa "espécie animal" e o sufixo "filo", ou "amigo" - amigo dos animais, portanto. E quem não é assim tão amigo, como no caso da pobre burra violentada e depois morta, ou vice-versa? Como se designa então um perverso molestador de criaturas irracionais?



Aí está, "bestialidade", ou o mais comumente usado "bestialismo" serve para designar o sexo com animais, ou "bestas". Isto é dos livros, ou diria antes dos filmes, pois se fizerem uma pesquisa num motor de busca (ou num sítio de pornografia) da palavra "bestialidade" (prefiro esta a "bestialismo", que soa mais a "qualidade de se ser bestial") ou na variante inglês "bestiality", é exactamente isso que vão encontrar: sexo inter-espécies. Humanos com porcos, galinhas, cavalos, enguias, enfim, penso que já me fiz entender quanto a este aspecto.



Outra forma que pode ser usada para descrever o tipo de patife como o da notícia em epígrafe é "zooerastia", mas como podemos ver na nota em baixo da remissão ao sinónimo "bestialismo", é um termo "pouco usado". Agora isto sou apenas a especular, mas creio que a razão que leva a que não se utilize esta definição é a possibilidade de existir confusão com o Zoroastrismo, religião cujos seguidores são conhecidos por "zoroastristas".



Agora é que as coisas se complicam: se na norma brasileira utiliza-se "zoófilia" para descrever o sexo com animais, e em Portugal "bestialismo" tem primazia, porque vêm publicações na imprensa como estes dois exemplos que deixei acima complicar as coisas? Em vez de nos andarmos a entreter à cata dos "p" a mais ou "c" a menos antes de outra consoante ou das hifenizações, deviamos antes tomar atenção a estas confusões, que como se pode muito bem deduzir, podem causar mais do que simples embaraços. E os senhores da União Zoófila, o que têm a dizer em sua defesa?


3 comentários:

Gustavo disse...

Aqui está mais um artigo ao nivel do teu "bestialismo" eheh... Ou seja está bestial.

Toda a razão principalmente na parte em que se preopcupam muito com "p" e "c" e hífen, etc em vez de se preocuparem em utilizarem as expressões corretas... e principalmente saberem exactamente o que cada palavra quer dizer.

RH disse...

«zo.o.fi.li.a
[zuɔfiˈliɐ]
nome feminino
1. qualidade de zoófilo; amizade aos animais
2. PSICOLOGIA amor patológico aos animais, que se traduz sobretudo pelo receio de que lhes seja infligido o mais pequeno sofrimento
3. MEDICINA tendência patológica para praticar actividade sexual com animais»
http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/zoofilia

Leocardo disse...

Muito bem. Obrigado pela contribuição :)