sábado, 18 de julho de 2009

Volta à China


PEQUIM - Um homem caiu na linha de metro da capital chinesa na manhã de ontem na altura que passava um comboio, tendo morte imediata. O homem, na casa dos 20 anos, saltou às 8:25 da manhã na estação de Nanlishi Jia, afectando todas as ligações da linha 1 em hora de ponta durante cerca de 30 minutos.

HEILONGJIANG - Um homem de Daqing foi preso uma semana por ter publicado insultos contra o seu patrão na internet. O empregador decobriu as postagens e denuniou o homem à polícia. O homem pediu desculpa, mas o empregador não aceitou.

JILIN - Uma estudante de 19 anos desapareceu na segunda-feira enquanto fazia uma pesquisa científica no monte Changbai. A jovem era um dos 158 participantes do projecto. Mais de 300 pessoas, incluíndo a polícia, estão agora à sua procura.

JILIN - Um oficial do distrito de Nongan foi atacado por dois homens a caminho do trabalho na última quarta-feira, resultando em cortes na face e no resto do corpo. O oficial diz que não conhece os homens que o atacaram. As autoridades estão agora a investigar enquanto o oficial permanece internado no hospital.

HUBEI - Um homem de 75 anos morreu depois de ter levado um coice de uma avestruz no zoo de Wuhan. O homem saltou a vedação para ir buscar uma garrfa de água que deixou cair (?!) e foi atacado pela ave de grande porte. O zoo diz que o homem "invadiu o território da avestruz".

JIANGSU - Um automobilista que matou cinco pessoas e feriu outras quatro o mês passado foi detido na última quarta-feira em Nanjing. O homem de 43 bateu em nove pessoas e seis viaturas na noite do último dia 30, quando regressava de uma jantarada com os amigos. O seu nível de alcool no sangue era muito superior ao permitido por lei.

ANHUI - Um advogado de Suqian anunciou na internet uma recompensa de 1000 yuan a quem der informações que levem à detenção de uma ladra que assaltou o seu escritório. O advogado publicou uma fotografia da ladra, que alegadamente roubou 12 mil yuan do seu escritório. O causídico diz que obteve a imagem da ladra através da câmara de vigilância do edifício onde fica situado o escritório.

SICHUAN - Um fiscal das finanças de Baihua vai a julgamento pela violação de uma adolescente em Maio último. Lu Yumin teve relações com a jovem de 13 anos, foi apanhado e pagou 600 mil yuan à polícia para o deixarem escapar. O caso foi divulgado na internet no dia 7 de Maio.

GUANGDONG - Um homem inocente foi preso duas vezes nos últimos cinco anos porque tem o mesmo nome próprio de um suspeito procurado pelas autoridades. O homem chama-se Liu Zhongqiang, enquanto o suspeito se chama Xie Zhongqiang. O sr. Liu foi preso pela primeira vez em 2004, tendo depois recebido 3 mil yuan de compensação, e voltou a ser preso na quarta-feira. Foi libertado poucas horas depois com um pedido de desculpas da polícia.

SHAANXI - Um crematório em Pucheng queimou o corpo errado durante o funeral de um oficial de justiça. O oficial morreu num acidente de automóvel no início do mês, e mais de mil colegas, amigos e familiares atenderam ao funeral. Contudo, dois dias mais tarde a agência funerária informou a família que tinham queimado o corpo errado, e que o corpo do oficial ainda se encontrava no frigorífico. A agência pagou 50 mil yuan de compensação às famílias dos cadáveres trocados.

Sem comentários: