terça-feira, 14 de julho de 2009

Em defesa da prostituição


Deu-me um imenso prazer ler a reportagem da jornalista Alexandra Lages na edição de hoje do Hoje Macau. Nga Nga Shan tem 24 anos e coordenadora da Associação Zi Teng, sediada em Hong Kong. A Zi Teng tem trabalhado com prostitutas de Hong Kong desde 1996, e em Macau desde 2005, dando-lhes aconselhamento. Shan debruça-se sobre temas bastante interessantes e que nos passam muitas vezes ao lado. Existem em Macau centenas de prostitutas, é difícil projectar um número exacto, e são pessoas que têm uma vida e uma profissão difícil, sujeitas a todos os tipos de perigos.

Shan fala com alguma naturalidade dos podres do mundo da prostituição; de como as prostitutas são muitas vezes agredidas, enganadas e tratadas como cidadãos de segunda pela sociedade e pelas próprias autoridades policiais, que têm (ou deviam ter) a obrigação de zelar pela segurança de todos os cidadãos. A Zi Teng não é apenas o aconselhamento ou uma palavra amiga. São a única espécie de apoio que as prostitutas têm. A certa altura da entrevista Shan diz que os vizinhos deixam fezes à porta da casa das prostitutas, ou colocam-lhes papéis com frases ofensivas na parede.

Macau é uma cidade que depende do jogo e dos casinos. É hipocrisia e até mesmo burrice pensar que uma cidade como esta a prostituição pode ser "combatida" como se fosse o seu maior cancro. O ideal era assumir de uma vez por todas a existência deste tipo de negócio e não permitir que coexista com a restante criminalidade, para onde é quase sempre empurrado. Para mim a prostituição não se resume apenas às saunas, aos bordéis ou às ruas. Prostituição é obter bens materiais ou benefícios em troca de favores sexuais. Penso que a prostituição está muito mais vincada na nossa sociedade do que pensamos, e que convivemos com ela mais vezes do que é dado a entender.

O que me deixou bastante triste foram as afirmações de hoje da deputada Angela Leong na Assembleia Legislativa. A deputada eleita pela Sociedade de Jogos de Macau, quarta (?) mulher do magnata do jogo Stanley Ho, defende que a prostituição "devia ser criminalizada". Não sei em que cidade a sra. deputada vive, ou se pensa que o passatempo preferido da sociedade resume-se a chás dançantes de beneficiência e desfiles de joalheria, mas a prostituição é uma profissão que, apesar de triste, é aceite como mais ou menos comum numa sociedade normal. Deve ser um mundo muito cor-de-rosa, onde a sra. deputada vive.

Leia aqui a reportagem do Hoje Macau.

15 comentários:

Anónimo disse...

Muito provavelmente a Sra. Deputada nunca desceu ao res do chao do velhinho hotel lisboa!!!! coitada.......o que eles dizem para ganharem votos!!!!....devia era legalizar-se.....quanto a associacao Zi Teng ou a sua congenere em Macau a MAC - Macau AIDS Care...pouco ou nada podem fazer com os subsidios que recebem, a MAC recebe 350,000 ano, que inclui a contratacao de 2 trabalhadores sociais, despesas correntes e arrendamente da sede...e os os trabalhadores sociais se excederem o numero de horas estipulado pelo CDC, estes nao pagam, facam as contas, 350,000ano....a MAC consegue fazer algum programa de rua devido as voluntarias do curso de enfermagem do IPM....querem que as pessoas trabalhem, mas dao um apoio reduzido....ou mesmo se passou com a zi teng, pediu 600,000 e recebeu 300,000.....enfim.....quanto ao resto e de louvar o trabalho destas associacoes....quanto ao resto deveria se informar melhor dos dados de macau a nivel do VIH, o numero esta a crescer entre as prostitutas em Macau, embora estas sejam pessoas de fora....mas entre os casos locais continuam os IDUs a frente.....obviamente nos dados oficiais

Anónimo disse...

http://www.aids.org.mo/Default.aspx

visitem a pagina sobre HIV do governo de Macau e vejam como eles escrevem Portugues??????

mas...nao cliquem no portugues ou ingles...porque nao vos leva a nenhum lado

Anónimo disse...

Tem de ser um homen a defender as prostitutas. Quantas vidas nao foram destruidas por elas. Algumas sabendo que teem doencas mas continuam a enganar os parvos dos homens. Espero que nao aconteca em sua familia.

Anónimo disse...

Prostituição criminalizada porquê? A Angela quer ver as suas colegas na cadeia? Esquece-se que as prostitutas vão com clientes pela mesma razão que ela é casada com o velhote: por dinheiro.

El Comandante disse...

Totalmente de acordo.Grande hipocrisia destes que defendem a criminalização da prostituição.
Fazem lembrar as célebres "Mães de Bragança"

Anónimo disse...

Mas a Angela tambem e' prostituta ou sera' que ja' se esqueceu

Anónimo disse...

Esta deputada??????? é o cúmulo da anedota, devia era ver-se ao espelho.
4 anos inúteis na assembleia Legislativa, mas também já era esperado de uma ignorante

Anónimo disse...

ao anonimo das 13:50 que deve ser uma mulher....nao precisa de ser prostita para enganar os parvos dos homens com voce diz...ate pode ser uma senhora de"bem" que tenha dado uma facada no matrimonio e depois engane o marido!!!1

Anónimo disse...

anonimo de 22:50, isto aconteceu com voce? Porque pode acontecer, mas raro, porque fazem campanhas na TV e revistas sobre doencas das prostitutas que podem contaminar, mas nao fazem das mulheres casadas. Que diferenca faz se sou homen ou mulher, simplesmente nao gostam de ouvir verdades e toca de defender a prostituicao.

Anónimo disse...

Anónima das 3.22: o que você talvez não saiba é que quanto mais ilegal for a prostituição, maior é o risco das doenças. Nos países onde as prostitutas estão inteiramente legais, são obrigadas a exames de saúde frequentemente.

Anónimo disse...

ao anonimo das 3.22, realmente pouco interessa se voce e mulher ou homem, no entanto nao se esqueca que voce e que mostrou essa preocupacao ao dizer que tem que ser um homem a defender as prostitutas. Gostava de saber onde estao essas campanhas a dizer que as prostitutas transmitem doencas venereas? ja vi muita coisa e olhe que em campanhas oficiais nunca vi tal coisa, agora que devem utilizar perservativo, que devem recusar ter sexo sem perservativo, enfim coisas normais. Como qualquer mulher ou homem que da uma facada no matrimonio com uma prostituta ou com a empregada de limpeza, deve ou tem a obrigacao de pelo menos se proteger, proteger a esposa e a dita cuja. Depois, diga-me uma coisa, qual a diferenca entre uma prostituta e uma senhora casada que tem sexo com o patrao, por exemplo? ou com o vizinho do lado quando o marido esta a trabalhar? Existe muitos tipos de prostituicao, por dinheiro, para subir de posicao no emprego, quantas mulheres fazem isso? eu sei la...acho que e dificil de definir, e acabamos por nos concentrar apenas na prostituicao corrente, nas tipas da rua. Mas se pensarmos seriamente...o que diferencia a alguem que recebe uns trocos por sexo, de alguem que tem sexo para alcancar um objectivo, tal como, subir de posicao no emprego ou mesmo de se apoderar do patrao para ter uma vida melhor?

Sem duvida que a legalizacao iria evitar muita porcaria, tal como as doencas, lenocinio, trafico humano, etc, etc

Anónimo disse...

so ee prostituta quem quer ser, tirando aquelas que sao enganadas por serem 'naive'.

Anónimo sob anonimato disse...

Às perguntas do anónimo das 10:37 eu acrescentaria mais uma: Qual é a diferença entre uma prostituta e a Angela Leong?

Anónimo disse...

A Angela Leong é melhor remunerada?

Anónimo sob anonimato disse...

Anónimo das 23.53: em cheio! A resposta certa deve ser mesmo essa.