quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os restaurantes mais estranhos do mundo


Às vezes não chega chega só um restaurante ser bom, ou ter boa comida a preços módicos, bom serviço ou uma decoração pitoresca. O cliente mais exigente quer uma experiência que vá para além de sentar, comer e pagar a conta. Eis uma pequena lista de restaurantes mesmo "radicais".



O Nyotaimori, no Japão, é um restaurante canibal. Ou melhor, finge que é. A grande especialidade deste restaurante é um modelo de um corpo feminino recheado de sushi e de sashimi. O corpo sangra à medida que é cortado, e os orgãos são comestíveis. Os mais atrevidos podem comer mariscos e sashimi do corpo de uma menina de carne e osso. Mas sem outros privilégios, claro.


Em Taiwan o cliente pode literalmente saber o que é comer de uma sanita. É o Marton, em Kaohsiung, que é completamente decorado como se fosse uma casa-de-banho (será que a casa-de-banho parece um restuarante?) e os pratos têm a forma de tampas e assentos de sanita. O proprietário Eric Wang diz que os clientes se divertem muito. O preço é uma das melhores partes: um "Set lunch" incluíndo gelado fica por mais ou menos 80 patacas. Só para os menos preconceituosos.


O restaurante "Dinner in the sky", em Bruxelas, oferece aos clientes mais ricos (uma viagem custa 8 mil euros) uma experiência fascinante: comer a 50 metros de altura. Consegue-se o mesmo efeito num avião por muito menos que isso, mas mesmo assim as reservas para um dos 22 lugares a bordo deste restaurante aéreo são muito requisitadas.


Este faz um pouco de confusão. O Dark Restaurante, em Pequim, está completamente às escuras, como o nome indica. Aos clientes são providenciados óculos para ver no escuro, que é como quem diz, para que consigam ver o que estão a comer. As paredes estão completamente pintadas de preto, e lanternas, telemóveis e roupas florescentes são proibidas. O restaurante foi inaugurado em Dezembro de 2006 e é um dos lugares mais "in" da capital chinesa.


O restaurante Fortezza Medicea, em Volterra, Itália fica localizado na prisão com o mesmo nome. Sim, é um a prisão a sério. Os cozinheiros e empregados de mesa são presidiários, e o pianista é Bruno, que cumpre prisão perpétua por homicídio. As 30 mesas são atentamente vigiadas pelos guardas prisionais, que revistam a pente fino cada um dos presidiários que ali trabalha. Medo? As reservas são feitas com semanas de antecedência!


Last but not least, um restaurante muito...contraceptivo. O "Cabbages and Condoms" (literalmente "couves e preservativos") tem preservativos nas paredes, as carpetes têm fotografias de preservativos e os empregados de mesa servem com um preservativo enfiado na cabeça. À saída em vez de um mentol é oferecida uma carteira de preservativos. Se for senhora e for convidade por um amigo para este restaurante, desconfie das suas intenções. Mas este estranho estabelecimente tem uma finalidade humanitária que é de louvar: os lucros revertem para uma associação de apoio ao desenvolvimento da população.

3 comentários:

Gotícula disse...

Credo! Cada doideira! Já temos o Sky Dinner no parque das Nações, 150€ a 300€ cada, mas sinceramente nada como um restaurante tradicional com apenas boa comida :)

Michelin da Guia disse...

Detesto sushi e sashimi, mas se tivesse de escolher entre um dos restaurantes aqui apresentados, sem dúvida que lá teria de comer sushi.

Anónimo disse...

Já tive o prazer de jantar, em Tóquio, num restaureste desses, porém a comida era bem variada, e tinha uma particularidade, aquele que comesse a última peçade comida, ficava essa noite com a mesa, isto é, com a moça, que serviu de mesa, por azar não fui eu rsrsrsr.
Isto passou-se no ano de 1978, quando estive a estagiar na polícia de Tóquio.
Adorei o convívio rsrsrsrs
António Cambeta