sábado, 4 de julho de 2009

Volta à China


PEQUIM - O banco central negou que vai emitir notas de 500 renminbis. Um rumor espalhado na internet, completo com fotografias da nota, garantia que as notas iam começar a circular a partir de Novembro. As autoridades dizem que a notícia não só é falsa, como perigosa, pois pode ter influência na economia (?).

ZHEJIANG - Um chefe de polícia em Wenzhou foi despromovido depois de terem sido divulgadas na internet duas fotografias do agente a levar os seus cães a passaear no carro de patrulha. Apesar das fotografias terem sido apagadas poucas horas depois de publicadas, o chefe de polícia foi demitido de chefe de patrulha, e foi-lhe retirada a viatura.

FUJIAN - Um médico em Sanming foi obrigado a saltar do quinto andar do hospital para fugir aos familiares de uma menina que morreu. Cerca de 20 membros da família confrontaram o médico exigindo-lhe explicações pela morte da jovem. O médico "aterrou" na varanda do terceiro andar, sofrendo apenas ferimentos ligeiros.

HEBEI - Uma família da aldeia de Zhongcai está revoltada com a morte de um dos seus membros, de 41 anos, enquanto estava sob custódia policial. O filho da vítima diz que viu o pai a ser levado por uma carrinha da polícia sem matrícula. As autoridades explicaram que o homem "bateu acidentalmente com a cabeça" enquanto estava a ser interrogado, e morreu imediatamente.

HENAN - Uma mulher de 33 anos de Zhengzhou oferece uma recompensa de 100 mil yuan a quem tiver informações que levem à detenção de um homem que a atacou com ácido duas vezes. A mulher foi primeiro atacada em Maio, por um homem que passou de motocicleta, e depois um mês mais tarde o mesmo homem atirou-lhe ácido para a cara enquanto ela esperva por um táxi. Depois da polícia não ter chegado a qualquer conclusão, a mulher decidiu anunciar a recompensa.

HUBEI - A polícia procura um homem que esfaqueou cinco pessoas em Wuhan, incluíndo dois agentes da polícia. Uma das vítimas diz ter visto o homem, na casa dos 30 anos e trajando preto esfaqueou nas costas um polícia de trânsito com uma faca da fruta depois deste o ter mandado parar, depois esfaqueou mais quatro pessoas e pôs-se em fuga.

GUANGDONG - O proprietário de um apartamento em Shenzhen largou o corpo de uma inquilina no meio da estrada depois de a ter encontrado morta. A polícia encontrou o cropo dentro de uma mala numa estrada em Dongguan. O senhorio nega a acusação de homicídio, e diz que só se livrou do corpo para poder continuar a alugar o apartamento. A polícia procura agora o namorado da vítima, que é também o principal suspeito.

GUANGDONG - Um homem protestou durante cinco horas à porta de um Wal-Mart em Shenzhen por causa de azeite fora do prazo. O homem diz ter comprado dez garrafas de azeite importado em 5 de Junho, que descobriu depois que tinha passado do período de validade.

JIANGSU - Uma mulher de 20 anos foi salva depois de ter caído no rio Yangtze em nanjing. A mulher, que levava consigo um computador portátil, diz ter marcado um encontro com um homem na internet. Depois do homem não ter aparecido, foi beber e caíu ao rio.

ANHUI - Três homens estão a ser julgados em Hefei pelo homicídio de outro homem. Um incidente bastante bizarro: a vítima riu de um dos homens porque o seu telemóvel "estava fora de moda", foi brutalmente espancado e um dos arguidos deu-lhe um tiro na cabeça, matando-o instantaneamente.

YUNNAN - Os residentes de Kunming receberam uma mensagem de um homem que garante conseguir libertar presidiários a troco de dinheiro. A mensagem prometia "libertar qualquer detido" e o pagamento era feito só depois da pessoa se encontrar em liberdade.

Sem comentários: