sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Júpiter & Neptuno Lda.


Esta senhora que vemos na imagem é uma tal Cristina Candeias, que apesar de já não ser uma franguinha de aviário, ainda tem umas curvas de meter respeito a muita garina que por aí anda. Não sei que idade a senhora tem, mas diria que anda pela casa dos 50 ou por aí perto, mas o seu ar jovial e bem disposto confere-lhe uma graça própria daquelas pessoas que estão de bem com a vida - e bem na vida. Sim, e reparem na capa deste livro de que a Cristina é autora. Está com óptimo aspecto, e ao contrário das suas aparições televisivas, optou por um penteado mais discreto, enquanto que outras vezes aparece com o cabelo espetado, madeixas brancas ou loiras, assemelhando-se (penso que involutariamente?) a uma bruxa. E falando em bruxa, atentem ao título do livro: "Astrologia, Karma e Felicidade". Esqueçam o "karma", que é uma coisa muito complicada que não me atrevo a discutir, e a "felicidade", que depende da ambição pessoal. Assim ficamos com "astrologia", e é disso que o livro se trata. A Cristina Candeias é astróloga, ou seja, prevê o futuro através dos astros. Agora trocando por miúdos: é uma charlatã e uma cabotina que vive da superstição alheia. E olhem lá que isto é uma coisa que dá dinheirinho do bom, upa, upa. Chamem-lhe de tudo menos de parva.

Pronto, já sei o que vão dizer as pessoas que acreditam na astrologia: estou a falar do que não sei, e há coisas que ultrapassam a minha compreensão blá, blá, blá. Sim, de facto há coisas que me ultrapassam, como ainda existirem pessoas com medo de um gato preto ou do nº 13, adultos que dormem com a luz acesa com receio que venha o bicho papão, e sabem quantas cartas recebeu o Pai Natal este ano? Nem imaginam. Mas pronto, neste "carnaval" não podiam faltar as pessoas que acreditam que fenómenos cósmicos que acontecem a milhões de quilómetros de distância podem ter influência na vida de um único indivíduo na Terra. E pimba! assim resumi a astrologia numa frase simples que qualquer criatura semi-alfabetizada entende. É preciso não confundir a Astrologia com a Astronomia. A Astronomia é uma ciência que estuda os astros e que se baseia em factos, enquanto a Astrologia é uma aldrabice que qualquer um com lábia consegue efectuar, desde que aprenda a terminologia e saiba ler aqueles mapas da gruta dos 40 ladrões das Mil e Uma Noites a que chamam "cartas astrais". É chato que confundam os astrónomos, que apesar de serem uns tipos esquisitos que passam a vida a olhar para o céu com os astrólogos, que são uns vigaristas. É o que acontece quando se dá a uma ciência respeitável um nome semelhante a uma patranha.

Por incrível que pareça, existe gente educada, civilizada e com educação superior que acredita na Astrologia. Aliás, é mais provável alguém com um nível literário superior acreditar do que alguém com uma educação mais modesta. Os primeiros lêem religiosamente o horóscopo na edição de Domingo do Correio da Manhã, enquanto os segundos preferem as fotos das gajas semi-nuas. Até o cidadão médio que se diz nada supersticioso e "não liga a essas parvoíces" não resiste a espreitar a página do horóscopo no jornal, que fica normalmente na mesma secção da banda desenhada ou das palavras cruzadas e ao lado da programação da TV - isto prova quão "científico" isto é. Os horóscopos destes jornais são um conjunto de inanidades ambíguas e aleatórias que se aplicam a qualquer pessoa que tenha nascido no espaço de tempo que a pessoa que a leu nasceu, e são normalmente escritos por uma colaboradora solteirona que vive com um bando de gatos ou um gajo qualquer da redacção que ficou incumbido daquela secção nesse mês.

Cada pessoa tem um signo de um tal zodíaco, dependendo da data em que nasceu. Estes signos são baptizados com nomes de constelações da Via Láctea. Há pessoas que se recusam em acreditar na Astrologia a tal ponto que duvidam até que estes grupos de estrelas se chamam mesmo "Capricórnio", "Touro" ou "Virgem". Há quem não saiba sequer o seu próprio signo, pois para aumentar a confusão, um signo não corresponde a um mês. Alguém que tenha nascido a 22 de Março e se esteja nas tintas para o zodíaco não sabe bem se é Peixes ou Carneiro, pelo que se torna complicado oferecer-lhe uma medalhinha com o signo no aniversário. É um facto comprovado que 99% das pessoas que sabem o seu signo desconhecem por completo o ascedente, ou seja, outro signo que lhe serve assim como uma espécie de co-piloto, e depende da hora em que nasceu - uma ideia genial para acrescentar à aldrabice, pois assim como doze são os signos e doze são os mesmes do ano, também o dia se divide em duas partes de doze horas. Ena. E reparem como os minutos de uma hora e os segundos de um minuto são 60, que é múltiplo de 12. Os aficionados da Astrologia devem ter portanto co-ascendentes, co-co-ascendentes, cócó ascendentes, etc.

A mim quando me perguntam o ascendente a seguir ao signo, fico piurso. Muito bem, sou Sagitário, respond sempre com educação a quem pergunta, mas se depois me perguntam "...e o ascendete", dá-me vontade de responder "é a fava; agora vá lá ao meu ascendente, por gentileza". O pior é quando nos julgam em termos de personalidade de acordo com o signo: se digo "sou Sagitário" respondem "logo vi". Logo viu o quê? Nem o mês em que eu nasci isto revela se eu não disser o dia exacto, que pode ser finais de Novembro ou primeiros dois terços de Dezembro. Desde quando o dia em que alguém nasceu revela o que quer que seja sobre a personalidade? Conheço pessoas de todos os signos que são encantadoras, e outras que são umas pestes. Portanto peguemos num dia ao acaso, vejamos, pode ser 20 de Abril. Quem nasceu neste dia? Portanto temos Santa Rosa de Lima, começamos bem, e Tito Puente, o saudoso rei da rumba, "muy caliente", ou a actriz Carmen Electra, das ricas mamocas, e...Adolf Hitler. Caso encerrado. Ganhei, vou para casa.

Mas a boa da Cristina Candeias explica estas coincidências e muito mais: depois de anos de profundos estudos, leituras de mapas astrais, etc, etc, (e uma dieta; lembram-se de como era gorda há coisa de dez anos?) chegou a conclusões que a levam a determinar tudo e mais alguma coisa que vai acontecer a alguém que nasceu às 15 horas, 13 minutos e 52 segundos do dia 25 de Junho de 1994. Fazendo as previsões para o ano de 2014 para cada signo - e por acaso dava jeito saber para poder passar logo para 2015, que estou cheio de pressa de morrer - diz-nos que a Balança isto porque Júpiter está na casa de Saturno, ou que as finanças não vão ser boas para Leão porque Neptuno está na casa das finanças, mas que parvoíce é esta? E comigo, como estão Neptuno e Jupiter? Neptuno ainda compreendo que esteja um pouco aborrecido, por causa dos xixis que fiz na água quando vou à praia, mas Jupiter? Nunca fomos apresentados. Pelo menos que eu me lembre.

Para um leigo nesta matéria, ouvir que Jupiter vai ser mau para as finanças quer dizer que se vai ser assaltado por um carteirista com esse nome (talvez cigano), que o amor está em Neptuno, pode significar que vamos conhecer a mulher da nossa vida num clube nocturne com esse nome, lá para as bandas do Seixal ou do Monte da Caparica, o que a saúde vai ser influenciada por Mercúrio, sópode querer dizer uma coisa: febre. Mas a Cristina Candeias garante que é tudo verdade, verdadinha, só não acerta nos números do Euromilhões porque lhe dá gozo fazer aquela figura triste. E por falar em figuras tristes, o Jorge Gabriel divirtia-se a valer com aquilo, e só lhe faltava rir-se na cara da senhora. Mas que gajo tão ignorante pá, só podia ser Gémeos!

PS: Jorge Gabriel nasceu a 29 de Maio de 1968, o que faz dele, efectivamente, um native do signo de Gémeos.

Sem comentários: