Vai arrancar já este ano lectivo a reforma educativa no Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, estudada pelos Serviços de Educação e Juventude. São ventos de bonança que sopram naquele estabelecimento de ensino, depois de anos de degradação, que colocavam mesmo em causa a existência do próprio Jardim de Infância. A queda no número de alunos acentuva-se de ano para ano, com consequências para a própria Escola Portuguesa de Macau, para onde normalmente saíam os alunos que terminavam o infantário. Só este ano estão inscritos 40 alunos no 1º ano, que serão divididos em duas turmas.
O estabelecimento de ensino irá também promover o reforço linguístico, em que o português e inglês se associam à introdução do cantonês e ao mandarim. Segundo nota de imprensa, o Jardim de Infância D. José da Costa Nunes irá também contar com o apoio da Direcção dos Serviços para a Educação e Juventude “na actualização e modernização da biblioteca, organização de uma mediateca, aquisição de instrumentos musicais, introdução à aprendizagem informática, formação contínua dos educadores e agentes de ensino em instituições universitárias locais e internacionais”, prevendo-se ainda a “actualização de equipamentos de apoio e desportivos e a modernização de espaços físicos internos e exteriores”, segundo noticiou Ponto Final.
Assim as segundas, quartas e sextas feiras vão ser consagradas ao ensino do português, a terça é o "Dia da China", e a quinta-feira será dedicada ao Dia das Artes e da Música, em inglês. Um verdadeiro luxo para alunos e encarregados de educação. Com a saída do director Pedro Ascensão, a coordenação será feita pela prof. Vera Gonçalves, funcionária competente do Costa Nunes há já vários anos. Redefinindo-se como uma “unidade de educação pré-escolar macaense, multicultural e internacional”, o novo projecto educativo do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes tem, assim, por finalidade a “redefinição estratégica da unidade pré-escolar, reestruturação do modelo pedagógico e a reorientação da sua estrutura curricular”, ainda seguno o comunicado.
Agrada-me toda esta renovação, todo este novo começar. O Jardim de Infância D. José da Costa Nunes tem uma importância histórica de enorme relevância no ensino de Macau. Foi ali que os meus filhos (chegaram a passar lá um ano juntos) fizeram os seus primeiros amigos, que aprenderam a conviver e a ser gente. Eles e muitos outros, centenas, senão mesmo milhares de jovens que guardam daquela instituição as melhores recordações. O Costa Nunes não merecia o fim que muitos lhe tinham vaticinado ou a fria integração no tal projecto da nova EPM que não existe a não ser na fértil imaginação de alguns senhores sonhadores. O ensino em português, mesmo com estas novas adaptações, fica a ganhar com estas mudanças, e promete viver muitos e bons anos.
1 comentário:
Muito me agrada ler este artigo já que fiz parte do meu jardim de infância lá e fui aluno da Vera. Muitos beijinhos para ela!
Paulo
Enviar um comentário