terça-feira, 4 de março de 2008

Vamos trabalhar!


"Vamos fazer o nosso trabalho!" Em 1961, as escolas cubanas estiveram fechadas durante vários meses. Todos os estudantes foram para o campo ensinar a população analfabeta a ler e a escrever. O analfabetismo foi reduzido de cerca de trinta por cento para quase zero. Os livros pelos quais aprendiam a escrever incluíam conceitos como "cooperação, "socialismo" e "reforma agrária".

6 comentários:

Anónimo disse...

analfabetismo reduzido de 30% para quase zero devido ao ensino ministrado durante uns meses por simples estudantes bem intencionados....
parece que o caro leocardo ainda acredita nos amanhãs que cantam... olhe que esees tempos já acabaram o muro de berlim já foi abaixo e a revoluçao cultural acabou á mais de 30 anos. Essa estatística faz-me lembrar aquela durante o tempo do "grande salto em frente" em que se chegou a dizer que havia certas unidades agrárias em que se obtinham grãos de arroz do tamanho de um limão. Enquanto isso milhões de pessoas morriam á fome. Tal como agora Cuba é a miséria que se vê.

Leocardo disse...

Meu caro anónimo, se ler um pouco abaixo vai perceber que este poster se insere numa rubrica nova que comecei agora no meu blogue: propaganda comunista, que visa reflectir no aspecto artistico ("kitch", se quiser) dos posters. Não sou nem nunca fui comunista, nem acredito em contos da carochinha. Cumprimentos.

Anónimo disse...

mea culpa, mea culpa:)
obrigado pelo esclarecimento, pois comecei a duvidar do seu bom senso e da boa impressao que tinha de si.

mui respeitosamente:)

C disse...

Caro Leocardo,

Que tal lançar outra rúbrica sobre a arte "Deco" xangainista ou chinesa dos anos 1920/30's? Isso sim, cheio de bom gosto e culto do belo. Se precisar de canções da Chow Hsuan eu arranjo-lhe. Belos tempos, belas músicas e elas...

Saudações,

Anónimo disse...

Para o anónimo das 8:24: «acabou HÁ mais de 30 anos» e «morriam À fome», se faz favor!

Para o Vitório: «rubrica», se faz favor! «Rúbrica» com acento não existe. Há quem insista que «rúbrica» e «rubrica» são duas coisas diferentes e ambas estão correctas, mas qualquer dicionário decente desmente-o.

C disse...

Obrigado Sr. Corrector Residente.
O Sr. Lembra-me um dos super heróis do programa do Gato Fedorento o "Super de Origem".

Saudações,