segunda-feira, 10 de março de 2008

Põe-me o braço no ombro


Bairro do Amor (1989)
*****
Produção Executiva: Francis, Tó Pinheiro da Silva e Jorge Palma
Duração: 41.11
Músicos:
Guilherme Inês - Bateria e Percussão
Joca de Sousa - Bateria
Zé Nabo - Baixo e Coros
Zé da Ponte - Baixo
Zé Carrapa - Guitarras Eléctricas
Jorge Palma - Teclas e Guitarra Acústica
Júlio Pereira - Guitarras Acústicas e Sintetizador
Carlos Zíngaro - Violino
Carlos Bexegas - Flautas
Edgar Caramelo - Saxes Soprano, Tenor e Barítono
Jorge Reis - Saxes Altos
Tomás Pimentel - Trompetes e Felizcórneos
Aníbal Lima - Violino
Cecília Lima - Violino
Isabel Pimentel - Viola d'arco
Tereza Portugal - Violoncelo
Isabel Campelo - Coros
Graça Lami - Coros

Diz-se do Jorge Palma que é um gajo que se está nas tintas para as convenções. É um rapagão grande, de cinquenta e tal anos que bate nas costas do sôtor e diz "'tás bom, pá?". Numa entrevista recente ouvi-lhe dizer que começou a cultivar "hábitos saudáveis": já não bebe cerveja com amendoins para o pequeno almoço. Apesar de ser um gajo que pega numa guitarra e faz aí uma canção qualquer em cima do joelho que se torna um hino para os seus fãs ("Quero o meu dinheiro de volta", estão a ver?) em Bairro do Amor o Jó (ele que me desculpe) revela toda a sua formação musical. Imaginem um disco - português ainda por cima - em que todas as músicas entram no ouvido logo à primeira.

Além do tema que dá nome ao disco, Bairro do Amor, que saíu numa versão acústica em 1977 no disco 'Té Já cada música conta uma história. Passos em Volta, segundo Jorge Palma, "foi escrito na tasca do Sr. António, ali ao lado do Conservatório, depois de umas aulas". Dá-me Lume é uma canção que foi originalmente escrita em inglês, no ano de 1978, quando Jorge Palma estava em Paris e "era dedicada a uma namorada, por acaso norte-americana, vinda da Geórgia, amiga dos Talking Heads e dos B-52". Eternamente Tu foi escrito numa bomba de gasolina, à saída da auto estrada, enquanto Jorge Palma esperava que lhe lavassem o carro.

Frágil, o primeiro single do disco, é ainda hoje uma das músicas de referência de Jorge Palma, pedida em todos os concertos. Bairro do Amor foi considerado pelo Público um dos melhores discos portugueses do século XX.

Sem comentários: