terça-feira, 11 de março de 2008

Mais violência nas escolas






Estas são imagens de um vídeo colocado no YouTube que demonstra mais uma agressão numa escola na zona norte de Macau, ocorrida "no início do ano lectivo". Segundo os responsáveis da escola, a agressora foi expulsa e o caso entregue à Polícia Judiciária. O vídeo de 37 segundos apareceu indicado num fórum em chinês (pois, em português só este, modéstia à parte, mas adiante...) e segundo os seus autores havia mais de um telemóvel a filmar as agressões. Se esta é a tal educação pública e gratuita que o governo anuncia com tanta pompa e circunstância, porque não colocam lá os filhos deles?

4 comentários:

Anónimo disse...

É muito grave o que está a acontecer com a juventude de Macau. São conhecidos cada vez mais casos de violência. É o espancamento de uma colega deficiente (a destas imagens), são abusos sexuais, é a tortura, empalamento e "barbecue" de um gato, etc. Não há respeito pela autoridade e pelos valores; desde logo, porque a autoridade não se dá ao respeito e não ensina adequadamente os valores. Quando o governo fala de valores, é para dizer o quê? Que vai estimular o ensino patriótico! Mas quem é que quer saber do ensino patriótico? Só se forem o Ma Man Kei e as outras múmias que por aí andam.

Anónimo disse...

Bom,

Quem ler isto pensa que antigamente não havia pancadaria na escola primária ou secundária...

Quem não se recorda dos belos últimos dias de aulas que, invariavelmente, terminavam em derbis de cacetada com malta dos liceus rivais?

O que não existia na altura eram telemóveis com câmaras nem internet para divulgar as situações em que isto acontecia.

Vá, nada de abichanar

Leocardo disse...

Compreendo bem o que quer dizer o anónimo das 5:43, mas estas agressões de que fala eram "all in good fun", ou "boys will be boys", se é que se podiam considerar agressões. Esta onda de violência que tem durado estes últimos 1/2 anos também não coincidiu com a invenção do telemóvel com câmara, e finalmente repare que isto não acontece na Escola Portuguesa, na Seng Kong Wui ou na Escola das Nações. E os pais que não têm meios para assegurar que os filhos não estão sujeitos a situações do tipo desta imagem?

Anónimo disse...

Caro Leocardo,

O anónimo das 5:43 concorda com o seu comentário....mas é difícil não recordar os míticos derbis: Rainha-Padre, Padre-Filipa, Rainha-Filipa, depois acabava tudo a lanchar no mesmo sítio.

Cumprimentos